segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Sociedade se organizando para diferentes envelhecimentos

Fonte:http://www.terceiraidadeconectada.com/

terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Suécia abre o primeiro abrigo para gays da terceira idade

Casa já recebeu 40 pessoas e tem mais associados de 30 anos que estão na fila por uma vaga no futuro

No último dia 22 de Novembro, a Suécia deu mais uma mostra de que é um país humanitário. Ele abriraram a casa “Regnbågen” (Arco-Íris), uma casa de repouso e abrigo para homossexuais da terceira idade situada no bairro de Gärdet, em Estocolmo.
A “Regnbågen” é uma associação cooperativa para pessoas acima de 55 anos que oferece 27 apartamentos nos últimos três andares de um edifício da capital sueca.
Até o momento, 40 homens e mulheres já se mudaram para o local, mas ainda há uma fila de pessoas esperando por uma vaga, já que a associação possui 90 membros.
Segundo o site “The Local“, que divulga notícias da Suécia em inglês, o morador e vice-presidente da associação, Lars Mononen (foto), 64, conta o seguinte: “Alguns dos nossos membros são pessoas jovenas, na casa dos 30 anos, que estão planejando seu futuro entrando na fila agora.”
Mononen explicou que o Regnbågen é um lugar para os membros da comunidade LGBT se sentirem confortáveis em seus últimos anos de vida. “Não temos filhos, em geral, e frequentemente não somos próximos de nossas famílias. Quando você para de trabalhar, perde um pouco a interação social. O local te dá um pouco mais de sgurança social e faz com que você interaja mais na comunidade.”
Christer Fällman, presidente da “Regnbågen” que começou a batalhar pelo projeto em 2009, disse que a casa, que deverá atender primeiramente ao público LGBT, estará aberta a qualquer pessoa de qualquer orientação sexual.
“Não queremos que isso seja um retorno ao armário. Qualquer um será autorizado a viver lá. Será outra forma de integração”, disse Fällman, que pretende que o serviço se amplie pelo país todo. “Eu sei que estão querendo fazer algo similar em Gotemburgo”, ele disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oferecemos arquivo de textos específicos, de documentos, leis, informativos, notícias, cursos de nossa região (Americana), além de publicarmos entrevistas feitas para sensibilizar e divulgar suas ações eficientes em sua realidade. Também disponibilizamos os textos pesquisados para informar/prevenir sobre crescente qualidade de vida. Buscamos evidenciar assim pessoas que podem ser eficientes, mesmo que diferentes ou com algum tipo de mobilidade reduzida e/ou deficiência, procurando informar cada vez mais todos para incluírem todos.