domingo, 29 de dezembro de 2013

Pessoas com deficiência tendo oportunidade de trabalho no reveillon

FONTE : http://www.cidades.df.gov.br/noticias/item/2638-inclus%C3%A3o-social-para-ambulantes-no-

r%C3%A9veillon.html

Inclusão social para ambulantes no Réveillon

  
Inclusão social para ambulantes no Réveillon
Dez pessoas com deficiência vão trabalhar no evento
Os shows da Festa de Réveillon na Esplanada dos Ministérios serão de animação para os brasilienses e de muito trabalho para os ambulantes. Entre os 120 trabalhadores sorteados para o evento, 10 são pessoas com deficiência. O objetivo, ao inserir estes cidadãos, é garantir o exercício pleno e equitativo de seus direitos, conforme prevê o Plano Distrital de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência - Viver sem Limite DF, coordenado pela Casa Civil.
Sempre que comemorações e eventos ocorrem na Esplanada dos Ministérios, ou havendo procura por parte desses ambulantes em especial, é feito um sorteio separado. As vagas destinadas a eles são as mais próximas do palco, de acordo com a Diretoria de Serviços Públicos (Dserp), responsável pela definição dos trabalhadores nas festas. A medida tem o objetivo de facilitar a acessibilidade dos trabalhadores.
Para a ambulante Antônia Madeiro, uma das sorteadas, essa é uma boa oportunidade para as pessoas com deficiência. "Trabalhar assim é uma forma de terapia. Faz parte inclusive do nosso tratamento. Em vez de ficar em casa dormindo, estamos trabalhando para melhorar", diz.
Antônia atua há três anos como ambulante. Ela diz faturar, durante esta época do ano, em média R$ 2 mil com as festas.
Os sorteios para a participação de ambulantes em eventos ocorrem uma vez por semana, sempre às terças-feiras, no Shopping Popular. Com o recesso de fim de ano, eles estarão suspensos, mas voltarão a ocorrer em janeiro de 2014. Além de RG e CPF, os ambulantes precisam apresentar o documento que comprova a deficiência.
Plano Viver Sem Limite – Lançado no início de dezembro, o Plano Viver Sem Limite DF, coordenado pela Casa Civil e pela Secretaria de Justiça, atua em quatro eixos Inclusão Social, Educação, Saúde e Acessibilidade. Na execução das ações, participam 23 entidades e órgãos parceiros.
Alguns projetos estão em execução e demostram resultado. Na educação, por exemplo, o programa Caminho da Escola entregou 32 ônibus escolares acessíveis. No eixo Saúde, foi inaugurado o Centro Especializado de Habilitação e Reabilitação, na Unidade Mista de Saúde de Taguatinga, que recebeu transporte acessível para acesso ao local.
Quanto ao eixo Acessibilidade, no sistema de transporte público, individual e coletivo do DF, está sendo entregue 100% da frota acessível. No eixo Inclusão Social, foi implantado o Centro Integrado de Atendimento à Pessoa com Deficiência (Ciapede). Localizado na estação de metrô da 114 Sul, o Centro facilita o acesso dessa população aos serviços do GDF, por meio de soluções inovadoras e atendimento de excelência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oferecemos arquivo de textos específicos, de documentos, leis, informativos, notícias, cursos de nossa região (Americana), além de publicarmos entrevistas feitas para sensibilizar e divulgar suas ações eficientes em sua realidade. Também disponibilizamos os textos pesquisados para informar/prevenir sobre crescente qualidade de vida. Buscamos evidenciar assim pessoas que podem ser eficientes, mesmo que diferentes ou com algum tipo de mobilidade reduzida e/ou deficiência, procurando informar cada vez mais todos para incluírem todos.