segunda-feira, 1 de julho de 2013

Capacitação de pequenas empresas para contrato de pessoas com deficiência

SP capacita pequenas empresas a contratar e orientar pessoas com deficiência

Redação Guarulhosweb    01/07/2013 09:29

Parceria entre a Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência e o Sebrae-SP levará orientações à empreendedores


A Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência e o Sebrae-SP lançam na próxima terça-feira, dia 1° de julho, às 19h, o projeto Sebrae Mais Acessível, uma parceria que tem como objetivo levar orientação especializada de empreendedorismo para pessoas com deficiência. O acordo prevê ações de inclusão da pessoa com deficiência nos postos de trabalhos gerados pela pequena empresa, além de preparar a entidade para melhor atender os empreendedores com deficiência que buscam orientação para abrir ou melhorar seu próprio negócio.

Com o apoio técnico da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, o Sebrae-SP vai orientar os empresários de negócios de pequeno porte como contratar e integrar pessoas com deficiência no mercado de trabalho. As instruções serão feitas por meio de vídeos com dicas. O público-alvo do Sebrae Mais Acessível são os empresários, com ou sem deficiência, e futuros empreendedores de pequenos negócios que já trabalham na informalidade.

O projeto visa incentivar, por meio de palestras, a contratação de pessoas com deficiência nas micro e pequenas empresas, além de capacitar empresários e futuros empreendedores também com deficiência em temas de gestão com o auxílio de vídeos, aplicativos com recursos de acessibilidade e biblioteca virtual com conteúdo em áudio. O teor é gratuito e em breve poderá ser visualizado no site www.sebraesp.com.br.
Para a secretária Linamara Rizzo Battistella, esta parceria representa um marco histórico, ao promover, de forma inédita no país, a empregabilidade e o empreendedorismo da pessoa com deficiência na pequena empresa. "Temos procurado criar mecanismos. Se por um lado, o mercado está convencido da importância de tratar dessa questão da diversidade humana de maneira séria, por outro, o governo do estado de São Paulo tem buscado soluções de capacitação para essas pessoas", afirma a secretária.

"Essas ações contribuem para uma sociedade mais justa, inclusiva e fortalece os pequenos negócios. O Sebrae Mais Acessível reforça a autonomia, a valorização e os direitos das pessoas com deficiência", enfatiza Bruno Caetano, diretor superintendente do Sebrae-SP.

O Sebrae Mais Acessível também desenvolveu para os colaboradores o "Guia de Relacionamento com o cliente com deficiência" que tem como objetivo fornecer informações e procedimentos técnicos que proporcione o melhor atendimento a esse público. Outa iniciativa é o Projeto Libras, que disponibiliza intérprete de libras (língua brasileira de sinais) para o cliente com deficiência auditiva e/ou surda. O interessado em ter o serviço à disposição nos eventos presenciais deve solicitar a presença do profissional no ato da inscrição em um dos 33 escritórios regionais ou pelo 0800 570 0800. O benefício é gratuito e a única exigência é que o pedido seja feito com cinco dias úteis de antecedência.

Serviço:
Lançamento do Programa Sebrae Mais Acessível
Data: 1/07/13
Horário: 19h
Local: Biblioteca São Paulo
Endereço: Av. Cruzeiro do Sul, 2630 - Santana - São Paulo
Seja o Primeiro a comentar esta noticia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oferecemos arquivo de textos específicos, de documentos, leis, informativos, notícias, cursos de nossa região (Americana), além de publicarmos entrevistas feitas para sensibilizar e divulgar suas ações eficientes em sua realidade. Também disponibilizamos os textos pesquisados para informar/prevenir sobre crescente qualidade de vida. Buscamos evidenciar assim pessoas que podem ser eficientes, mesmo que diferentes ou com algum tipo de mobilidade reduzida e/ou deficiência, procurando informar cada vez mais todos para incluírem todos.