quarta-feira, 10 de julho de 2013

Acessibilidade em www.brasil.gov.br

Acessibilidade

Acessibilidade significa permitir que pessoas com deficiências ou mobilidade reduzida participem de atividades que incluem o uso de produtos, serviços e informação, além de permitir o uso destes por todas as parcelas da população.
Estamos falando de veículos públicos com acesso a deficientes, televisões com legenda para pessoas com problemas auditivos, entre outros. Na Internet, o termo acessibilidade refere-se também a recomendações do W3C, que visam permitir que todos possam ter acesso aos sítios, independente de possuírem alguma deficiência ou não.
Essas recomendações passam pelo tamanho e cor da fonte, localização dos espaços clicáveis, facilidade de disponibilização de conteúdo e outras sugestões relativas até aos códigos das páginas (HTML e CSS, entre outros).
A acessibilidade na Internet engloba os fatores abaixo:
  • Sítios e Aplicações: desenvolvidos de forma que as pessoas possam perceber, compreender, navegar e interagir.
  • Navegadores, tocadores de mídias e ferramentas: devem possuir meios de comunicação com tecnologias especialmente designadas e criadas para pessoas com deficiência, permitindo assim o acesso a Internet. 
  • Ferramentas de autoria e outras tecnologias: blogs, twitter, mensagens instantâneas e outros produtos utilizados para produção de conteúdo na Internet.
O Portal Brasil foi desenvolvido de forma oferecer seu conteúdo a todas as pessoas com deficiências. No menu superior existem botões para aumentar e diminuir as fontes, e também para mudar o tom das cores, realçando o conteúdo em detrimento do fundo da tela. Com isso, as pessoas podem ler com mais facilidade e utilizar todo o sítio.
Também disponibilizamos muitos arquivos em áudio e vídeo com fácil acesso para evitar uma leitura cansativa e ajudar a tornar ainda mais prazerosa a navegação.
Ao final desse texto, você poderá baixar alguns arquivos que explicam melhor o termo Acessibilidade e como deve ser implementado nos sítios da Internet. Estamos à disposição também para tirar suas dúvidas, caso necessário. Para isso, clique no link "MANDE SUA OPINIÃO" no rodapé da página.

Leis e decretos sobre acessibilidade:

Dicas, links e recursos úteis:

Leitores de tela e tecnologias assistivas gratuitos


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oferecemos arquivo de textos específicos, de documentos, leis, informativos, notícias, cursos de nossa região (Americana), além de publicarmos entrevistas feitas para sensibilizar e divulgar suas ações eficientes em sua realidade. Também disponibilizamos os textos pesquisados para informar/prevenir sobre crescente qualidade de vida. Buscamos evidenciar assim pessoas que podem ser eficientes, mesmo que diferentes ou com algum tipo de mobilidade reduzida e/ou deficiência, procurando informar cada vez mais todos para incluírem todos.