terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Prefeito Diego lança Centro de Terapias Alternativas

Nesta quinta-feira (06/10), o prefeito Diego De Nadai lançou mais um serviço em prol da saúde e qualidade de vida da população: o Centro de Terapias Alternativas.

Atendendo a uma antiga solicitação da população, o serviço vai proporcionar o bem-estar físico, mental e emocional e oferecer à população uma opção de tratamento, prevenção e manutenção da saúde de acordo com a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares pelo SUS.

“O Centro de Terapias Alternativas possibilitará a cura e prevenção de diversos problemas de saúde. Teremos uma equipe com mais de 30 profissionais, todos já capacitados, que ajudarão a melhorar a qualidade de vida das pessoas. Esse é um serviço inovador e que, certamente, aliado aos projetos e serviços de saúde que estamos implantando, contribuirá para que Americana seja referência em saúde”, disse o prefeito.

Com investimento de cerca de R$ 1 milhão (equipamentos, obra e contratações), o serviço funcionará no Jardim Botânico e será dividido em dois espaços: o primeiro, que funcionará de segunda a sexta-feira, das 8 às 21 horas, e contará com educador físico, psicólogo, enfermeiros, médicos, nutricionistas, instrutor de Yoga e Lian Gong, e o segundo, que também funcionará durante a semana, das 8 às 17 horas, e disponibilizará acupunturistas, fisioterapeutas e terapeuta holístico.

De acordo com as coordenadoras dos espaços 1 e 2, Eliane Agulha e Talita Martinelli, respectivamente, as terapias serão realizadas mediante encaminhamento pela Rede Municipal de Saúde.

“Todos os serviços de saúde poderão fazer o encaminhamento do paciente ao Centro de Terapias Alternativas. Basta que o médico o faça em receituário simples e, após esse procedimento, o usuário será acolhido ao Centro para que o médico do local faça a triagem e indique a terapia mais adequada ao tratamento de cada paciente. Além disso, o médico auxiliará na conduta, inclusive para garantir uma atividade física com segurança aos usuários”, disse Eliane.

Vale ressaltar que o médico não realizará consulta clínica no local, apenas auxiliará nas condutas e encaminhamentos para práticas das terapias alternativas. Todo paciente atendido terá prontuário próprio e individual, que será enviado à Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima da residência da pessoa para acompanhamento da evolução do tratamento.

A estimativa é que os espaços entrem em funcionamento em um mês e atendam mensalmente mais de 10 mil pessoas nas especialidades de acupuntura, auriculoterapia, reiki, floral, quick massage, nutrição, enfermagem, educação física e psicologia. Os atendimentos serão realizados em grupo ou individualmente, de acordo com a complexidade de cada tratamento.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oferecemos arquivo de textos específicos, de documentos, leis, informativos, notícias, cursos de nossa região (Americana), além de publicarmos entrevistas feitas para sensibilizar e divulgar suas ações eficientes em sua realidade. Também disponibilizamos os textos pesquisados para informar/prevenir sobre crescente qualidade de vida. Buscamos evidenciar assim pessoas que podem ser eficientes, mesmo que diferentes ou com algum tipo de mobilidade reduzida e/ou deficiência, procurando informar cada vez mais todos para incluírem todos.