quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

CAPS Adulto – Americana

Prefeitura Municipal de Americana
Secretaria de Saúde

CAPS – Adulto
Centro de Atenção Psicossocial
Arte & Vida

“Mudança na forma de tratamento transforma vidas.”

A implantação da Reforma Psiquiátrica com base nas diretrizes do Sistema único de Saúde (SUS) possibilitou a criação de Instituições como os Centros de Atenção Psicossocial (Caps), que são espaços que acolhem as pessoas com transtornos mentais, estimulam sua interação social e familiar, apóiam em suas iniciativas de busca de autonomia e oferecem-lhes atendimento multidisciplinar.

A Constituição Federal Brasileira em seu artigo 197 entende que a “Saúde é direito de todos e dever do Estado, garantindo mediante políticas sociais e econômicas que visem a redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.”

O que são Caps (Centro de Atenção Psicossocial)?

Os Centros de Atenção Psicossocial são dispositivos de Atenção à Saúde Mental com possibilidade de organizar uma rede substitutiva ao Hospital Psiquiátrico no país.
São responsáveis pelo acolhimento e atenção às pessoas com transtornos mentais graves e persistentes, procurando preservar e fortalecer os laços sociais do usuário em seu território, através do acompanhamento interdisciplinar e da articulação com recursos sociais e culturais.

Na cidade de Americana, o Caps foi cadastrado em dezembro de 2003 e nomeado pelos usuários em assembléia como Caps “Arte & Vida”.

Por que fazer o tratamento no Caps?

Porque permite que o tratamento em Saúde Mental seja realizado preservando as relações dos usuários com seus familiares e a comunidade, sem o isolamento do antigo modelo asilar, mantendo seus vínculos sociais.

Como fazer para ser atendido no Caps?

Para ser atendido no Caps deve-se buscar, inicialmente, uma avaliação na Unidade Básica de Saúde ou outros serviços que justifiquem a necessidade de atenção especializada.

Todos os Caps são iguais?

Não, são diferentes. Há três tipos de Caps:

Caps 1 e 2: Atendimento diário, de segunda a sexta, de adultos em sua população de abrangência com transtornos mentais severos e persistentes.
                                                                                                           
Caps 3: Serviço aberto para atendimento 24 horas durante sete dias da semana, atendendo a população de referência, com transtornos mentais severos e persistentes.

Caps i: atendimento diário à crianças e adolescentes com transtornos mentais.

Caps ad: Atendimento diário à população com transtornos decorrentes do uso e dependência de substancias psicoativas, como álcool e outras drogas.

Na cidade de Americana temos dois Caps cadastrados pelo Ministério da Saúde: Caps 1 “Arte & Vida” (adulto) e o Caps i “Larissa de Almeira” (infantil).

Centro de Atenção Psicossocial – Caps 1 Arte & Vida (adulto)
Rua Florindo Cibin, 740
Bairro: Frezarim – Americana/SP – CEP: 13465-700

“O pensamento positivo pode vir naturalmente para alguns, mas também pode ser aprendido e cultivado, mude seu pensamento e você mudará o mundo.” (N.V.Peale)

Fonte: CAPS Arte & Vida (Informações retiradas do folder)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oferecemos arquivo de textos específicos, de documentos, leis, informativos, notícias, cursos de nossa região (Americana), além de publicarmos entrevistas feitas para sensibilizar e divulgar suas ações eficientes em sua realidade. Também disponibilizamos os textos pesquisados para informar/prevenir sobre crescente qualidade de vida. Buscamos evidenciar assim pessoas que podem ser eficientes, mesmo que diferentes ou com algum tipo de mobilidade reduzida e/ou deficiência, procurando informar cada vez mais todos para incluírem todos.