sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

Low Carb - Reflexões sobre saúde e alimentação


Posted: 08 Sep 2015 07:39 PM PDT


A carne na dieta da Mongólia: 
Uma verdade inconveniente para o veganismo
Meu guia grunhe como se ele apunhalasse seu dedo com a faca sentado junto a um balde de ossos que são cobertos com pedaços de carne fibrosa. Este é o meu convite para comer. Eu tenho uma escolha entre os fêmures cozidos (não tenho certeza se eles são de vaca ou cavalo), uma tigela de creme de leite, coalhada seca de leite e um pouco de pão - uma extravagância considerando que muitas pessoas simplesmente subsistem com o makh, a palavra mongol para "carne" - normalmente fervidos de peças de carne de carneiro com algumas batatas adicionadas.
Eu vim para a Mongólia por algumas semanas para pegar um ar fresco e perspectivas. Apesar dos brilhantes comentários sobre o país como um destino de turismo de aventura, todo mundo que eu tenho conversado tinha me alertado que se acostumar com a comida poderia ser um desafio.
A carne no inverno e carne e produtos lácteos no verão são os modelos tradicionais de nômades da Mongólia. A introdução de trigo, arroz e batatas de nações conquistadas e parceiros comerciais adicionou alguma variedade, mas como o clima é duro e os fazendeiros e os nômades estão juntos como a água e óleo, muitos mongóis rurais continuam a subsistir com uma dieta composta quase inteiramente de animais proteína e gordura.
Eu não sou um grande comedor de carne vermelha, mas estou muito animado com a minha refeição, tudo free-range, e eu quero dizer realmente free-range. A Mongolia é o país menos populoso no mundo e os nômades, que ainda constituem cerca de um quarto da população, movem suas casas e seus rebanhos várias vezes por ano.
Mongólia 4
Animais da Mongólia são verdadeiramente free-range
Os animais são alimentados com capim de pasto (sem ninguém a "alimenta"-los, eles comem quando estão com fome) e praticamente sem qualquer antibiótico ou hormônio. Com pouca indústria fora da capital, o ar, água e terra são limpos e eu tenho pouca dúvida de que estou a comer um pouco da proteína animal mais natural atualmente disponível para a humanidade.
Mas será que isso a torna mais saudável?
Recentemente assisti Forks Over Knives de Lee Fulkerson (mais ou menos como "Garfos ao invés de facas"), um documentário de 2011 que apresenta uma forte argumentação de que a maioria das doenças "ocidentais", ou seja, doenças cardiovasculares, diabetes e câncer, são causadas pelo consumo de produtos de origem animal e alimentos processados. A solução do filme é simples; se queremos viver vidas saudáveis ​​devemos mudar para uma dieta à base de plantas, um eufemismo cuidadosamente escolhido para o "veganismo".
O filme baseia-se fortemente na pesquisa de T. Colin Campbell da  Cornell University e seu livro de 2005, O Estudo da China, um manifesto vegan que pretende demonstrar cientificamente que o consumo de qualquer produto animal, de qualquer tipo e em qualquer quantidade (o que Campbell chama de "a dieta ocidental") causa problemas de saúde significativos em seres humanos. O livro é baseado em um estudo abrangente que Campbell fez ao longo de um período espantoso de 20 anos na China rural e Taiwan. (Nesse LINK uma revisão crítica desse livro, postada aqui no blog).
Dada a forma como o excesso de peso, o sedentarismo e a adição aos medicamentos  -  aquilo que o povo americano se tornou, é um argumento convincente, especialmente contra o pano de fundo da carne industrial do gado confinado, sob injeção de hormônios e alimentados com ração de milho, de uma América retratada em filmes como Food Inc., e Geração FastFood.
Mongólia 1
Sentando-se, por algum Airag, ou fermentado resposta baseada no animal de leite de égua-Mongolia de cerveja
Ao contemplar o mérito de uma dieta baseada em plantas, uma mulher me entrega um pano molhado para limpar a gordura animal dos meus dedos (como muitos americanos, os mongóis comem com as mãos). Eu me lavo de minha refeição com um pouco de Airag ou leite fermentado de égua, uma bebida azeda mongol - tipo cerveja com algo em torno de 2% a 3% de álcool (sim, na Mongólia mesmo a bebida é derivada de animais).
Para ser honesto, eu estou começando a me sentir um pouco chateado e eu não quero dizer no sentido britânico. Você vê, de acordo com as afirmações de Campbell, a dieta da Mongólia deve ser tão ruim quanto teoricamente seria possível e os mongóis devem estar caindo mortos a esquerda e a direita pelas doenças "ocidentais" por causa de sua dieta "ocidental". Porém deve haver um pequeno inconveniente para a equipe Fulkerson / Campbell uma vez que eles não estão cumprindo o esperado.
Os mongóis estão comendo desta forma desde se registra a história e verifica-se que a sua atual expectativa média de vida é de 68 anos. Mesmo que isso seja certamente menor do que o recorde de 78 anos, na América ou os 83 anos no Japão, a Mongólia é ainda um país em desenvolvimento com um PIB per capita de menos do que 1/10 dos EUA, e uma infra-estrutura muito pobre em saúde. Além disso, o ambiente é extremamente dura e o alcoolismo e as taxas de tabagismo sejam elevadas entre os homens e as mulheres. Com todos esses aspectos considerados, 68 anos parece surpreendentemente bom.
Na verdade, se você comparar Mongólia com o Laos, também um país asiático sem litoral em desenvolvimento, mas com uma dieta baseada em arroz e significativamente maior consumo de vegetais per capita, ambos os homens e mulheres da Mongólia vivem  por mais tempo. Enquanto a  ciência como bruta e formal, esta simples análise levanta uma bandeira vermelha.
Mongólia 2
Fazendo boodog, ou cabra blowtorched
cabelo do animal é queimado enquanto rochas quentes são recheadas na cavidade torácica cozinhá-lo, assim, a partir de dentro e fora
É aqui que tanto Fulkerson e Campbell parecem ter esquecido uma das técnicas mais básicas em ciências: verifique sempre os casos extremos; neste caso, as sociedades marcadamente dependente de dietas à base de carne - como a Mongólia.
O problema é que ambos os homens têm confundido o consumo de alimentos de origem animal com o consumo de alimentos processados. É reconhecido como certamente correlacionado ao abastecimento alimentar industrial da América, mas como cada estudante que passou em Estatísticas 101 deve saber", Uma Correlação não Implica em Causalidade".
Felizmente, usando técnicas estatísticas adequadas a ex-vegan Denise Minger tem meticulosamente (e com humor) demonstrado que enquanto há muitas evidências de que os alimentos processados ​​e refinados são o problema, a afirmação de Campbell que a proteína animal é fundamentalmente prejudicial simplesmente não é suportado pelos seus próprios dados. Ela também apresenta uma excelente crítica da "ciência" do  "Forks Over Knives" e como o filme captura os seus argumentos e definições para apoiar um ideal vegan. Ela também observa que o filme ignora completamente os benefícios bem documentados de dietas à base de peixe em países como a Noruega e o Japão. (Na última vez que verifiquei os peixes eram animais.)
Esta é uma boa notícia para mim, não porque eu preciso de alguém para justificar minhas predileções carnívoras, mas porque, como o HAL de 2001 (Uma Odisseia no Espaço), eu provavelmente teria um episódio psicótico se eu não fosse capaz de conciliar a teoria com a realidade. A teoria de Fulkerson e de Campbell é que a carne é um mal absoluto; a realidade diz que não é assim. A reconciliação é simples. A teoria é errada, agora eu me sinto racional novamente.
Mongólia 6
Uma tigela de coalhada fermenta no fogão em uma ger (tenda)
Pessoalmente, eu não sou um grande fã de carne de carneiro e se forçado a tomar uma decisão binária entre ser vegan ou comer a dieta tradicional mongol para o resto da minha vida, eu provavelmente escolheria o primeiro, mas para mim é uma questão de gosto, não por supostos benefícios para a saúde.
Se ser vegan é porque você o prefere, tudo bem. O que eu não posso tolerar é o documentarismo impreciso e o dogma pseudo-científico que está sendo usado para assustar as pessoas, levando-as a pensar que isso é medicamente necessário quando contra-argumentos óbvios são tão facilmente percebidos. Talvez a lição final que tirarei desta viagem para a Mongólia não tem nada a ver com carne ou documentários ou livros, mas sim o viajar em si: nada bate a experiência em primeira mão quando se trata de tentar descobrir a verdade.
Observações Acima das Admonições!

Artigo de Jesse Verveka em: LINK Original:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oferecemos arquivo de textos específicos, de documentos, leis, informativos, notícias, cursos de nossa região (Americana), além de publicarmos entrevistas feitas para sensibilizar e divulgar suas ações eficientes em sua realidade. Também disponibilizamos os textos pesquisados para informar/prevenir sobre crescente qualidade de vida. Buscamos evidenciar assim pessoas que podem ser eficientes, mesmo que diferentes ou com algum tipo de mobilidade reduzida e/ou deficiência, procurando informar cada vez mais todos para incluírem todos.