sábado, 19 de dezembro de 2015

2016 – E agora José...

Escrito por  Luciana Helena Mussi (*)
Avalie este item
(0 votos)
2016-e-agora-jose-fotodestaque2016 já dá seus primeiros sinais nas previsões de letras douradas, palavras de fé, frases de esperança e textos de vida. Tudo no seu lugar, como assim deve ser: positivo e negativo na eterna luta dos dias, polos opostos tentando sobreviver nas tenebrosas sombras ameaçadas diariamente pelas luzes que, graças ao Supremo, insistem em brilhar em meio a sangrento combate existencial.
É, 2015 dá seus últimos passos, agoniza pelo descanso dos justos. Esse bravo ancião pede passagem, engata uma primeira e segue seu rumo, sem escalas, a caminho dos céus.
Sobre a velhice, o poeta paraibano “Zé da Luz” (Severino de Andrade Silva, 1904-1965) declama:
"A velhice não me espanta. Carro de boi quanto mais velho, mais canta." 
Portanto, justiça seja feita: mesmo velho e já cansado pelos seus 365 dias duramente vividos, 2015 levará seu “canto”, experiência e sabedoria para outras paragens, para lugares onde seus ensinamentos sejam úteis para o preparo de outros anos que, com certeza, virão.
Seu legado de feitos, desfeitos e nem tanto permanece para o aprendizado da semente que virá, o nosso jovem 2016. Esperem porque daqui a pouquíssimos dias, o Divino abençoará esse pequeno errante dotado de fé e esperança de um mundo melhor. 
Sim, 2016 dá seus primeiros sinais nas previsões de letras douradas, palavras de fé, frases de esperança e textos de vida. Tudo no seu lugar, como assim deve ser: positivo e negativo na eterna luta dos dias, polos opostos tentando sobreviver nas tenebrosas sombras ameaçadas diariamente pelas luzes que, graças ao Supremo, insistem em brilhar em meio a sangrento combate existencial.
Ufa!!! Se o novo menino ano soubesse o que o espera, talvez ele desistisse de árdua missão e entregasse o cetro para o próximo sofredor. 
Mas não, todos os anos esses principiantes, de fraldas e ainda cheirando a leite, chegam corajosos, fortes e destemidos, dispostos a tudo por seu longeviver, enfrentando sem abrigo, de peito aberto, toda sorte de chuvas, trovoadas, mares revoltos e raios certeiros em todos os meses de sua inimaginável existência.
Quando Cronos anunciar o último segundo desse velho 2015, os primeiros fogos da juventude, de um novo ano, brilharão no Olimpo dos Deuses e dos Humanos.
E o, ainda, inocente garoto perguntará: e agora, José?
Contrariando e, ao mesmo tempo, pedindo licença ao poeta, eu diria:
Mulher ou Homem, você terá, ou os dois, quem sabe
O discurso, esse virá, na mais curta das palavras, no sopro de um respiro
Os carinhos serão seus, por incansáveis noites e dias
O bonde vai passar, vai ficar, vai seguir forte e garboso 
O riso brotará, aos montões, até as lágrimas secarem de alegria
A utopia, ah...essa inundará seu coração
E José, nada acabou, nada fugiu, nada mofou...
Então, se em 2016 te faltar inspiração, pense sobre a frase desse grande místico, Angelus Silesius (1624-1676), um homem que procurou continuamente por Deus dentro de si: 
“Temos dois olhos. Com um nós vemos as coisas do tempo, efêmeras, que desaparecem. Com o outro nós vemos as coisas da alma, eternas, que permanecem”.
E agora José?
Agora 2016 espera por você. 
“É a sua estrada, é somente sua. Outros podem andar ao seu lado, mas ninguém pode andar por você” (Poeta Persa, Rumi, 1207-1273).
Referências
ANDRADE, M.D. Disponível Aqui. Acesso em: 09 dez. 2015.
RUMI, J.M. Disponível Aqui . Acesso em: 09 dez. 2015.
SILESIUS, A. Disponível Aqui . Acesso em: 09 dez. 2015.
(*)Luciana Helena Mussi - Engenheira, psicóloga e mestre em Gerontologia pela PUC-SP. Doutoranda em Psicologia Social PUC-SP. Editora-executiva da revista Kairós Gerontologia. Coordenadora da Coluna Filmografia do Portal do Envelhecimento. Professora do Curso de Especialização em Gerontologia (Cogeae-PUCSP). Email:lucianahelena@terra.com.br. Currículo Lattes
http://www.portaldoenvelhecimento.com/acessibilidades/item/3887-2016-%E2%80%93-e-agora-jose

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oferecemos arquivo de textos específicos, de documentos, leis, informativos, notícias, cursos de nossa região (Americana), além de publicarmos entrevistas feitas para sensibilizar e divulgar suas ações eficientes em sua realidade. Também disponibilizamos os textos pesquisados para informar/prevenir sobre crescente qualidade de vida. Buscamos evidenciar assim pessoas que podem ser eficientes, mesmo que diferentes ou com algum tipo de mobilidade reduzida e/ou deficiência, procurando informar cada vez mais todos para incluírem todos.