sexta-feira, 1 de maio de 2015

Os arranjos que a vida elabora, em absoluta independência de nossas possíveis vontades:

Xodó afilhado, hoje filho xodó

   Meu nome é Emília, tenho 55 anos. Sou a madrinha de José, que perdeu a mãe com três meses de idade para a doença de Chagas. Nasceu junto com minhas gêmeas, meu leite alimentou os três bebês. O pai de José nunca se aproximou.
   Criei José junto com meus filhos. Nunca quis estudar. Estava feliz em seu primeiro serviço com registro, cuidava de tubulação de gás.
   Sua equipe organizou um churrasco, ele foi junto com seu mestre de trabalho depois do expediente.
   Voltando para casa, ele estava sentado ao lado do motorista, que não percebeu o caminhão parado no acostamento, com parte da carroceria ainda projetada para dentro da pista.
   O impacto atingiu somente o lado do veículo em que José estava sentado. Parte de seu cérebro, seu olho esquerdo e nariz foram muito machucados. Enfrentou coma, traqueostomia, alimentação por sonda. Acordou rindo e olhando para todos. Reconhece as pessoas. Não tem memória do acidente, somente de fatos passados anteriores.
   Sua companheira cuidou dele por um tempo. Depois foi embora levando a criança de ambos. Conseguiu parte do ganho do benefício de José como pensão.
   Hoje ele tem 33 anos e faz 13 que se locomove em cadeira de rodas. Faz três sessões de fisioterapia por semana. Sempre o acompanho. Passo meu dia cuidando dele e da casa. Tem períodos de sono provocados pela forte medicação que usa. Adora televisão, rádio, canta as músicas antigas que já conhecia. Parece feliz.
   Meu marido tem comércio próximo. José fica horas lá, apreciando o movimento.
   O futuro é isto, e disto não passa. Peço a Deus a misericórdia de vir buscar logo o José depois que eu me for.


“Cada qual sabe amar a seu modo, o modo pouco importa. O essencial é que saiba amar. ” – Machado de Assis.

Caso real, Elizabeth Fritzsons da Silva, psicóloga, e-mail:bfritzsons@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oferecemos arquivo de textos específicos, de documentos, leis, informativos, notícias, cursos de nossa região (Americana), além de publicarmos entrevistas feitas para sensibilizar e divulgar suas ações eficientes em sua realidade. Também disponibilizamos os textos pesquisados para informar/prevenir sobre crescente qualidade de vida. Buscamos evidenciar assim pessoas que podem ser eficientes, mesmo que diferentes ou com algum tipo de mobilidade reduzida e/ou deficiência, procurando informar cada vez mais todos para incluírem todos.