domingo, 8 de fevereiro de 2015

SÁB, 07 DE FEVEREIRO DE 2015 01:04      ACESSOS: 63
Imprimir PDF
    

Foto: Sérgio Garcia/dvnavtrilha

Um projeto emocionante e inspirador, que acaba de completar 10 anos, promete voltar com tudo das férias, em março.
Ciclistas voluntários levam pessoas com deficiência visual para pedalar e fazer trilhas nas manhãs de sábado no Jardim Botânico, um dos maiores parques de Brasilia.
Eles usam bicicletas tandem, aquelas duplas, para dois ciclistas. O condutor visual, voluntário do projeto, vai na frente e atrás leva um deficiente visual.
É um passeio inesquecível, onde a "pessoa que enxerga "empresta" seus olhos para o deficiente, e aprende com ele histórias emocionantes de superação", contou a psicóloga Simone Cosenza, que faz parte do Projeto DV Na Trilha, em entrevista ao SóNotíciaBoa.

O projeto Deficiente Visual na Trilha é uma ação social feita por voluntários e ciclistas de Brasília que dividem uma de suas maiores paixões, o pedalar, com pessoas cegas, que não poderiam sentir a mesma emoção sozinhas.
"Nosso objetivo é preparar/capacitar o deficiente visual (DV) para participar de trilhas, passeios e competições de moutain bike e ciclismo, promovendo uma atividade física ao ar livre, em contato com a natureza, em grupo, possibilitando amplas condições de integração, inclusão social, lazer e melhoria da qualidade de vida", diz a página do projeto na internet. 

E o DV na Trilha faz o convite: "Se você tem disponibilidade e vontade de proporcionar a alegria de pedalar a um deficiente visual, venha participar conosco dessa solidária atividade!!!!".

Como participar
A turma de bikers se reúne a cada 15 dias, sempre aos sábados, às 9:00 horas da manhã, no Jardim Botânico de Brasília, no Lago Sul. O próximo encontro será dia 14 de março.

O voluntário visual que quiser participar é só comparecer ao local e fazer um test drive, por questão de segurança.
Já o deficiente visual precisa se inscrever. (veja abaixo)

O projeto tem apenas 20 bikes tandem, portanto só consegue levar 20 DVs por passeio. A maioria deles é carente, financeiramente falando.
Hoje, 30 deficientes visuais estão na fila de espera, calcula Simone.

O passeio do grupo também é acompanhado por bikers que tem bicicletas simples, sem carregar um DV.
Às vezes 60 ciclistas vão junto, fazendo a trilha.

A ideia
O Projeto DV na Trilha nasceu em 2004.
"Eu participava de um grupo de pedal de Brasilia que fazia uma ação social todo fim de ano. Em 2004 decidimos dividir o grande prazer de pedalar com quem não conseguia fazer isso sozinho, os deficientes visuais", relembra Simone.

O grupo convidou os deficientes do Centro de Ensino de DV do Distrito Federal para um passeio de 5km. A proposta deu tão certo, que nunca mais parou.

Apoio
Como é um projeto muito interessante e com grande caráter social, o DV na Trilha conquistou apoiadores nesses 10 anos.
Simone conta que além do passeio, os participantes ainda se confraternizam com um lanche, oferecido pela Pão Dourado, uma panificadora da região e pelo Amor à Torta.

Uma oficina de bicicletas do Lago Sul também ajuda o grupo na manutenção das bikes.

"É uma troca muito grande. Acaba formando vínculos. E a inclusão social começa a acontecer", conclui Simone.

Serviço
DV na Trilha
Jardim Botânico de Brasília, Lago Sul/DF
sábados ( a cada 15 dias) - próximo dia 14/03
das 9 h as 12h30

Acesse o DV na Trilha aqui
No Facebook acesse aqui
Para se associar clique aqui
Próximos encontros saiba aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oferecemos arquivo de textos específicos, de documentos, leis, informativos, notícias, cursos de nossa região (Americana), além de publicarmos entrevistas feitas para sensibilizar e divulgar suas ações eficientes em sua realidade. Também disponibilizamos os textos pesquisados para informar/prevenir sobre crescente qualidade de vida. Buscamos evidenciar assim pessoas que podem ser eficientes, mesmo que diferentes ou com algum tipo de mobilidade reduzida e/ou deficiência, procurando informar cada vez mais todos para incluírem todos.