quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

SEX, 13 DE FEVEREIRO DE 2015 01:09      ACESSOS: 466
Imprimir PDF
 

Foto: Goodnews Network
Na semana em que os Estados Unidos promove o decimo Random Acts of Kindness - ações aleatórias de bondade - um médico PhD e autor de best-sellers fez um resumo de efeitos colaterais positivos de fazer o bem.David R Hamilton tem 7 livros publicados incluindo Por bondade é bom para você e como a sua mente pode curar seu corpo.Aqui ele mostra cinco efeitos colaterais positivos de praticar bondades:

1) Felicidade
Quando fazemos alguma coisa boa para alguém nos sentimos bem.Na questão espiritual, muitas pessoas acham que isso acontece porque é a coisa certa a fazer e por isso estamos batendo em algo profundo dentro de nós que diz: "Este é quem eu sou."Na questão bioquímica, acredita-se que a boa sensação que temos é devido a níveis elevados de versões naturais de morfina e heroína no cérebro, chamados opióides endógenos.Eles causam elevados níveis de dopamina no cérebro e assim temos uma alta natural, muitas vezes conhecida  "de Helper High '.
2) Coração saudável
Atos de bondade são frequentemente acompanhados de calor emocional. Calor emocional produz a hormona, a oxitocina, no cérebro e por todo o corpo.A ocitocina provoca a liberação de uma substância química chamada óxido nítrico nos vasos sanguíneos, o que dilatam os vasos. Isto reduz a pressão sanguínea.
Por conseguinte, a oxitocina é conhecida como uma hormona 'cardioprotector' porque protege o coração (por redução da pressão arterial). A chave é que os atos bondade podem produzir ocitocina e, portanto, a bondade se torna um cardioprotetor.
3) Retarda o envelhecimento
O envelhecimento em um nível bioquímico é uma combinação de muitas coisas, mas dois culpados que aceleram o processo são os radicais livres e inflamação, os quais resultam de fazer escolhas de estilo de vida pouco saudáveis.
M
as a pesquisa notável agora mostra que a oxitocina (que produzimos através de calor emocional) reduz os níveis de radicais livres e inflamação no sistema cardiovascular e assim retarda envelhecimento na fonte.Houve também sugestões nas revistas científicas da forte ligação entre a compaixão e a atividade do nervo vago. O nervo vago, bem como a regulação da frequência cardíaca, também controla os níveis de inflamação no corpo.Um estudo que utilizou do budismo tibetano "Loving Kindness Compassion" descobriu que bondade e compaixão reduzem a inflamação no corpo, muito provavelmente devido aos seus efeitos sobre o nervo vago.
4) Relacionamento melhor
Este é um dos pontos mais óbvios. Nós todos sabemos que gostamos de pessoas que nos mostram bondade. Isso ocorre porque a bondade reduz a distância emocional entre duas pessoas e por isso nos sentimos mais 'ligados'. 
É algo que é tão forte em nós que chega a ser genético. Somos loucos por bondade.
Nossos ancestrais evolutivos tiveram que aprender a cooperar uns com os outros.Quanto mais forte os laços emocionais dentro dos grupos, maior eram as chances de sobrevivência e assim 'genes de bondade' foram gravados no genoma humano.Então, hoje, quando somos gentis uns com os outros, sentimos uma conexão e novas relações são reforçadas.
5) Bondade contagia
Quando inspiramos outros a serem gentis, estudos mostram que isso cria um efeito cascata que se espalha.
A
ssim como uma pedra cria ondas quando é jogada em uma lagoa, são os atos de bondade.Um estudo científico recente relatou que uma pessoa de 28 anos de idade anônima entrou em uma clínica e doou um rim.Ele desencadeou uma "Pay It Forward" - passar o bem adiante.
Os cônjuges e outros membros da família de receptores do um rim doado fizeram o mesmo para alguém com necessidade. 
O "efeito dominó" - como foi chamado no relatório de New England Journal of Medicine, que fez a análise da região dos Estados Unidos - mostra que 10 pessoas receberam um novo rim, como consequência desse doador anônimo.
Saiba mais sobre o trabalho do Dr. David R Hamilton, especialista em química biológica na Inglaterra, no sitedrdavidhamilton.com .
Com informações de GoodNews Network
http://sonoticiaboa.band.uol.com.br/noticia.php?i=6340

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oferecemos arquivo de textos específicos, de documentos, leis, informativos, notícias, cursos de nossa região (Americana), além de publicarmos entrevistas feitas para sensibilizar e divulgar suas ações eficientes em sua realidade. Também disponibilizamos os textos pesquisados para informar/prevenir sobre crescente qualidade de vida. Buscamos evidenciar assim pessoas que podem ser eficientes, mesmo que diferentes ou com algum tipo de mobilidade reduzida e/ou deficiência, procurando informar cada vez mais todos para incluírem todos.