segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Dieta low carb para tratar câncer?




Uma dieta Low-carb cetogênica bate a quimioterapia para o tratamento da maioria dos cânceres, diz Dr. Thomas Seyfried

Esse é um artigo que saiu no site Examiner.com, um informativo lido por mais de 20 milhões de americanos. Fala de pesquisas que estão começando a ganhar notoriedade na mídia de massa. Ao nosso leitor deve ficar claro que o acompanhamento de doentes com câncer precisam contar com médicos e equipes treinadas. Assim o conteúdo a seguir, em hipóteses alguma pode ser tido como modelo terapêutico sem supervisão médica qualificada. Mas acredito que esse caminho seja muito, muito promissor.

Uma alimentação low-carb, com alto teor de gorduras, tipicamente cetogênica pode substituir a quimioterapia e a radioterapia, mesmo para as formas mais letais de câncer, é o que afirma o Dr. Thomas Seyfried, uma liderança nas pesquisas de câncer e professor da Boston College.
Em entrevista exclusiva, Dr. Seyfried discute porque a dieta cetogênica não foi abraçada pela comunidade médica para tratar o câncer, apesar de seu histórico comprovado tanto clinicamente como uma curiosidade.
"A razão pela qual a dieta cetogênica não está sendo prescrito para tratar o câncer é puramente econômica", disse o Dr. Seyfried, autor do livro: Cancer as a Metabolic Disease (Câncer como uma doença metabólica). "O câncer é um grande negócio. Há mais pessoas que fazendo o câncer ao longo da vida do que morrendo dessa enfermidade."
Segundo Seyfried, a comunidade médica está relutante em reconhecer publicamente a eficácia da dieta cetogênica para prevenir e tratar o câncer, porque isso iria cortar os fluxos massivos de receita gerada para os hospitais a partir de tratamentos de quimioterapia e radioterapia.
"É uma questão econômica simples", disse Seyfriend. "Não há dinheiro para os hospitais, médicos e empresas farmacêuticas na prescrição de uma dieta cetogênica, e por outro lado eles podem fazer centenas de milhões de dólares a partir do emprego do padrão terapêutico de uma radioterapia. É um grande gerador de receita para os hospitais."
Dr. Seyfried notou a dieta cetogênica é uma terapia médica que deve ser administrado por profissionais treinados. "A dieta keto  (a seguir abreviada com KD) pode ser prejudicial se administrado incorretamente", ressaltou.
Décadas de pesquisa do Dr. Seyfried indicam que o câncer é um (transtorno) metabólico - não uma (doença) genética. E a melhor maneira de tratar um distúrbio metabólico é através da alimentação, e não bombardear um paciente com radiação tóxica. O estudo de Seyfried foi recentemente publicado na revista médicaCarcinogenesis.
O problema com o tratamento tradicional do câncer, disse Seyfried, é que a comunidade câncer está tomando-a como uma doença genética, de modo que a maior parte dos esforços de pesquisa têm se dirigido para estudos com foco nos genes, o que, segundo ele, não enquadra a raiz do problema .
Dr. Seyfried não é o único médico especialista que detém essa crença. Em seu inovador livro de 1996,Questionando Quimioterapia, (Questioning Chemotherapy), o Dr. Ralph Moss postulou que a radiação e a quimioterapia não provaram que são tratamentos eficazes para o câncer. Além do mais, a radioterapia e quimioterapia não fazem nada mais do que esgotar as reservas de aposentadoria dos pacientes e reduzir drasticamente a sua qualidade de vida.
Moss, que foi demitido no ano seguinte para ir a público com esta informação, expôs argumentos semelhantes em seu livro de  follow-up (seguimento de resultados, NT)  de 2014 Doctored Results, onde ele expôs um memorando interno de 48 páginas alegando que os funcionários do Centro de Câncer Sloan-Kettering tinham encoberto e mentido sobre um estudo sobre um tratamento de câncer natural, alternativa chamado Laetrile.

Ambos Moss e Seyfried afirmam que a quimio e radioterapia não curam o câncer ou prolongam a vida, embora os médicos oncologistas muitas vezes fazem essa afirmação. E pelo menos  a radioterapia (que pode custar US $ 10.000 por dose a cada mês), muitas vezes faz mais mal do que bem para o paciente.
Os cientistas dizem que isso acontece porque quando você irradiar um paciente de câncer, você está tentando matar suas células cancerosas malignas, mas no processo, você também danifica as células saudáveis ao redor, preparando o paciente para o desenvolvimento de um câncer "rebote" recôndito em alguma outra parte do seu corpo.
É por isso que os pacientes que tratam com sucesso uma forma de câncer com quimioterapia e radiação frequentemente desenvolvem um tipo diferente de câncer, vários anos mais tarde.
Em pacientes com câncer encefálico, a radiação, muitas vezes faz com que o cérebro inche, o que é potencialmente mortal. No entanto, a dieta cetogênica (LCHF) é  demonstrado evitar o edema cerebral, bem como manter o tumor cada vez menor – o que é mais do que a radiação frequentemente faz.
Estudos mostram que as células cancerosas sob a Keto Diet passam fome
Dr. Seyfried, amplamente considerado o padrinho do tratamento nutricional de câncer, junta-se um número crescente de pesquisadores que dizem que a dieta cetogênica pode tratar a maioria das formas de câncer.
Isto acontece porque quase todas as células saudáveis do nosso corpo tem a flexibilidade metabólica de usar gordura, glicose e cetonas para sobreviver, mas as células cancerosas não têm esta flexibilidade metabólica e exigem grandes quantidades de glicose e não podem sobreviver com cetonas. Então, limitando os carboidratos (como a dieta KD faz), podemos reduzir a glicose e a insulina, e, portanto, restringir o principal combustível para o crescimento de células cancerígenas.
Embora essa idéia pode parecer nova para os leigos, os cientistas foram conscientes disso nos últimos 80 anos. Este fenômeno foi observado pela primeira vez em 1920 pelo fisiologista alemão Otto Warburg, que ganhou o Prêmio Nobel em 1931 pela descoberta de que as células cancerosas têm mitocôndrias defeituosas e prosperam em açúcar.
O "efeito Warburg" pode ser explorada pela dieta cetogênica, mas até agora esta abordagem não tem sido utilizada para combater o câncer. No entanto, a maré pode em breve estar virando. Hoje, há cerca de uma dúzia de estudos que estão investigando o uso da dieta cetogênica para gerenciar todos os tipos de câncer.
Enquanto isso, o baixo teor de carboidratos, numa dieta cetogênica com alto teor de gordura tenha sido mostrada combater uma grande variedade de doenças, incluindo a obesidade, epilepsia, diabetes, doença de Alzheimer, e doenças do coração. "A dieta cetogênica é uma abordagem metabólica única para uma multiplicidade de diferentes doenças", disse Dr. Seyfried.
Seyfried se junta a um número crescente de cientistas que dizem que a dieta cetogênica LCHF é uma alternativa promissora para o padrão atual de tratamento. Dr. Dominic D'Agostino, da Universidade do Sul da Flórida concorda o câncer é uma doença metabólica que pode ser controlada com a dieta cetogênica.
"A maioria dos cientistas de câncer têm historicamente pensado no câncer como uma doença genética, mas apenas 5-10% do câncer é hereditário," afirma Dr. D'Agostino.
Em 2012, o urologista Dr. Eugene Belas realizou um estudo piloto de 10 pacientes no Montefiore Medical Center, no Bronx, NY. Todos os pacientes tinham câncer avançado e concordado em seguir uma dieta cetogênica (limitar a ingestão de carboidratos por dia para menos de 50 gramas) para 28 dias.
Os resultados indicaram que seis dos 10 pacientes responderam bem à dieta cetogênica, ou seja, seu câncer se estabilizou  ou mostraram remissão parcial, informa o Dr. Fine. O dr. Adrienne Scheck do Barrow Brain Tumor Research Center também disse que a dieta cetogênica pode ser uma ferramenta eficaz para gerenciar o câncer cerebral.
Dr. Scheck disse a KD também pode ser eficaz quando combinado com certas quimioterapias e, possivelmente, com a terapia de radiação, e com isso concorda o Dr. Seyfried. Seyfried ressaltou a KD não cura o câncer, mas pode controlá-lo.
A dieta cetogênica pode substituir o modelo de tratamento
Até agora, há inúmeros exemplos de histórias bem sucedidas. Joe Mancaruso, uma homem de 56 anos do Texas, me disse que ele tem lutado contra o câncer de pulmão terminal sem quimioterapia usando a dieta cetogênica. "Estou convencido de que eu não estaria aqui hoje se eu tivesse continuado com quimioterapia", disse Mancaruso.
Da mesma forma, Elaine Cantin discutiu como ela usou a dieta cetogênica para a gerenciar diabetes tipo I de seu filho e de seu próprio agressivo câncer de mama  em seu livro, The Cantin Ketogenic Diet.
"A comunidade de pesquisa sobre o câncer precisa mudar sua visão do câncer como um metabólica - não uma genética - doença, a fim de fazer progressos significativos", disse Travis Christofferson, autor de Tripping Over the Truth: The Metabolic Theory of Cancer.
Dr. Seyfried diz que chegou o momento para a comunidade médica reconhecer publicamente a viabilidade da dieta cetogênica como uma maneira barata, e não-tóxica para tratar o câncer.
"O padrão de atendimento tem sido um fracasso abismal para o câncer", disse o Dr. Seyfried. "A dieta cetogênica pode um dia substituir o padrão de tratamento para a maioria dos cânceres Para quem duvida de mim, eu digo: 'Prove-me estar errado’.' "

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oferecemos arquivo de textos específicos, de documentos, leis, informativos, notícias, cursos de nossa região (Americana), além de publicarmos entrevistas feitas para sensibilizar e divulgar suas ações eficientes em sua realidade. Também disponibilizamos os textos pesquisados para informar/prevenir sobre crescente qualidade de vida. Buscamos evidenciar assim pessoas que podem ser eficientes, mesmo que diferentes ou com algum tipo de mobilidade reduzida e/ou deficiência, procurando informar cada vez mais todos para incluírem todos.