quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Usuário da Assistência Social de Americana irá representar a região de Campinas na Conferência Estadual

Benedito, deficiente visual, quer lutar pelas causas das pessoas com deficiência

Americana terá um representante na Conferência Estadual da Assistência Social, que será realizada de 5 a 7 de outubro, em Águas de Lindóia. Usuário da Assistência Social, Benedito F. de Oliveira, 47 anos, foi eleito delegado na última sexta-feira (12/8), na Conferência Regional, promovida em Campinas, e representará a região de Campinas no evento.
Benedito ressaltou a importância da participação de um usuário da rede na Conferência para discutir a garantia dos direitos socioassistenciais. “Além de representar a comunidade em geral, quero lutar pelas causas das pessoas com deficiência, no atendimento das políticas públicas, e reeducação da população com relação ao trato com os deficientes, principalmente os visuais, como é meu caso”, disse Benedito.
Segundo ele, uma das maiores dificuldades dos deficientes visuais é a necessidade de atenção das pessoas na busca de informações. “Motoristas de ônibus, cobradores e população em geral têm dificuldade em se comunicar e prestar informações. Além disso, há uma falta de atenção que dificulta a realização das tarefas do cotidiano, como o transporte público, entre outros serviços”, conta Benedito, que perdeu a visão em 2006, em conseqüência da diabete.
”Fiquei sabendo que era diabético em 1994, precisei tomar insulina e, em 2006, tive uma hemorragia e descolamento da retina, por causa da doença. O médico colocou a mão em meu ombro e disse que a partir daquele momento teria que começar uma nova vida”, lembrou.
Desde 2006, Benedito vem de adaptando à nova realidade e participa das ações e atividades no Centro de Prevenção à Cegueira (CPC), na avenida Bandeirantes, nº 2660, que atualmente conta com 120 usuários em todas as faixas etárias. “Participo de dança de salão, yoga, teatro, aulas de informática, leitura em braille, biblioteca, entre outras atividades. Aqui conheci minha esposa Eva, que também tem deficiência visual, e comecei uma nova vida”, concluiu.

Benedito e Eva

Americana promoveu, no mês passado, com apoio da Secretaria de Promoção Social, a 8ª edição da Conferência de Assistência Social, que discutiu consolidação do SUAS (Sistema Único de Assistência Social) e a valorização de seus trabalhadores. Foram definidas algumas prioridades durante o encontro, que reuniu mais de 250 pessoas.
Diversas propostas foram apresentadas na Conferência, entre elas, a garantia de dotação orçamentária para fortalecer as equipes de referência e de gestão promovendo capacitação e supervisão continuada, desenvolvendo metodologia comum de trabalho a todos os serviços da Rede Pública e Privada; Ampliar e facilitar o acesso e a participação dos usuários da rede, através dos CRAS (Centros de Referência de Assistência Social), potencializando a sua participação efetiva, por meio de Fóruns permanentes de discussão do SUAS nos territórios, ampliação dos serviços para o atendimento aos homens, idosos e pessoas com deficiência, entre outros; Criação de espaços nos territórios e nos equipamentos da comunidade para capacitar a população sobre direitos e deveres; Garantir Políticas Públicas Municipais para idosos e pessoas com deficiência, construindo um Plano Municipal que transforme o Estatuto do Idoso e a legislação pertinente da pessoa com deficiência em Políticas Públicas, entre outras propostas.

Unidade de Imprensa - 17/8/2011 - Daniela Alves

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oferecemos arquivo de textos específicos, de documentos, leis, informativos, notícias, cursos de nossa região (Americana), além de publicarmos entrevistas feitas para sensibilizar e divulgar suas ações eficientes em sua realidade. Também disponibilizamos os textos pesquisados para informar/prevenir sobre crescente qualidade de vida. Buscamos evidenciar assim pessoas que podem ser eficientes, mesmo que diferentes ou com algum tipo de mobilidade reduzida e/ou deficiência, procurando informar cada vez mais todos para incluírem todos.