segunda-feira, 20 de junho de 2016

Centenária tem aposentadoria cancelada por ser velha demais

Em reportagem para a Gazeta do Povo, o jornalista Antoniele Luciano aborda a incrível história de uma senhora com 120 anos que teve sua aposentadoria cancelada por ser velha demais. A paranaense, Jesuína dos Santos Cardoso, que mora no distrito de Porto União, a 300 quilômetros de Curitiba, teve que viajar mais ou menos 200 quilômetros até Apucarana, para provar ao INSS (Instituto Nacional de Seguro Social) que estava viva e continuar recebendo o benefício.
A informação é publicada por Jornal GGN, 16-06-2016.
Depois de provar os funcionários do INSS, a neta de dona JesuínaDalíria Amaral de Siqueira Franco, de 53 anos, foi incentivada a buscar o título de a mulher mais velha do mundo para a idosa. A data de nascimento no registro da idosa de 30 de janeiro de 1896 está sendo avaliada pelo Guinness Book, o livro dos recordes, por meio de um vereador, amigo da família.
Hoje, dos 15 filhos de Jesuína, três estão vivos junto aos 36 netos, 63 bisnetos e 44 tataranetos. A idosa, que só conheceu um médico quando completou 100 anos, é lúcida e está sempre querendo saber como vai a família.
Jesuína era agricultora e sempre plantou de tudo em Porto Espanhol e fez disso a receita para a longevidade. “Não era de comprar bobagem no mercado. O milho, feijão, legumes, verduras e frutas, ela e o marido plantavam. Também criavam galinha e o porquinho que comiam. Era tudo sem conservante, sem veneno”, explicou a neta.
“É um orgulho para nós termos ela viva. É nosso exemplo de vida, uma guerreira. Viu os filhos morrerem e está sempre firme”, comentou a bisneta Elizabete Franco Viana Dias, de 19 anos.
http://www.ihu.unisinos.br/noticias/556471-centenaria-tem-aposentadoria-cancelada-por-ser-velha-demais-


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oferecemos arquivo de textos específicos, de documentos, leis, informativos, notícias, cursos de nossa região (Americana), além de publicarmos entrevistas feitas para sensibilizar e divulgar suas ações eficientes em sua realidade. Também disponibilizamos os textos pesquisados para informar/prevenir sobre crescente qualidade de vida. Buscamos evidenciar assim pessoas que podem ser eficientes, mesmo que diferentes ou com algum tipo de mobilidade reduzida e/ou deficiência, procurando informar cada vez mais todos para incluírem todos.