terça-feira, 7 de junho de 2016

Confira dicas de como cuidar dos dispositivos de auxílio à marcha
Manter o produto na altura ideal e em boas condições é fundamental para evitar desgastes durante o uso e garantir a segurança de quem utiliza.



Seja em situações temporárias de uso, como na reabilitação de fraturas ou de lesões dos membros inferiores, bem como nas situações de uso permanente, como os casos de pessoas com deficiência motora, alguns dispositivos de auxílio à marcha da Mercur como muletas, andadores, bengalas, entre outros, facilitam a locomoção oferecendo maior independência e qualidade de vida aos usuários.
O uso destes recursos amplia a participação das pessoas na sociedade e possibilita maior autonomia na realização das atividades diárias. Entretanto, alguns cuidados no uso destes dispositivos são extremamente importantes para o conforto e a segurança de quem os utilizam.
“Muitas pessoas usam andadores, muletas e bengalas de forma inadequada e isto pode provocar lesões e alterações posturais importantes a médio e longo prazo. Muitas vezes isso atrapalha a recuperação do usuário”, explica Regis Severo, fisioterapeuta que atua na área de Pesquisa e Desenvolvimento da Mercur.
Os equívocos mais comuns observados são com relação aos ajustes de altura dos dispositivos, que quando inadequados podem favorecer o surgimento de dores musculares e em casos mais graves, causar lesões ou alterações posturais importantes e de difícil correção. Além disso, a falta de cuidado com algumas partes do dispositivo também é comum, como, por exemplo, as ponteiras de andadores e muletas, que quando desgastadas oferecem risco de quedas aos usuários.
“Muitas pessoas não têm conhecimento quanto à maneira correta de utilizar um dispositivo de auxílio à marcha, especialmente aquelas que não são acompanhadas regularmente por um profissional de saúde” comenta o profissional.
Manter o dispositivo em boas condições é fundamental e por isso, alguns acessórios que sofrem maior desgaste durante o uso podem ser adquiridos separadamente. Isto proporciona segurança e conforto ao usuário e os produtos permanecem mais tempo em uso, reduzindo o consumo de materiais e o uso de recursos não renováveis.
As ponteiras de borracha presentes nas muletas, bengalas e em alguns modelos de andadores precisam estar em bom estado, pois têm como principal função fixar, manter o atrito no contato com o solo e estabilizar as muletas durante a caminhada. Quando desgastadas, precisam ser substituídas para evitar acidentes causados pela falta de aderência ao solo. Da mesma forma, os apoios de mãos das muletas e andadores e o apoio axilar (modelo de muleta axilar) precisam ser substituídos quando apresentarem desgastes, para evitar desconforto e lesões na pele. No caso dos andadores com rodas, é importante certificar-se de que as mesmas estão em boas condições, substituindo-as quando desgastadas.
Confira algumas orientações importantes feitas pelo fisioterapeuta:
ü  A altura ideal para o uso de andadores ou muletas é aquela em que os apoios de mãos estejam posicionados na altura do quadril do usuário, para que os cotovelos estejam flexionados num ângulo de 20º a 30º. Esta posição dos braços não sobrecarrega os ombros, prevenindo lesões e dores musculares, uma vez que o impacto resultante do apoio do dispositivo no solo é distribuído entre as articulações do punho, cotovelo e ombro, sem sobrecarregar uma única região. O ajuste acima da altura correta provoca a elevação dos ombros, causando sobrecarga para a articulação e tensão e dor muscular especialmente na região cervical. Por outro lado, quando os andadores ou muletas estão muito baixos, a tendência é que o usuário se curve para frente e mantenha os braços esticados, o que pode causar dores nos braços e nas costas e alterações na postura.
ü  Apesar do nome, muletas do modelo “Axilar” não devem ser posicionadas em contato com as axilas, e sim, cerca de 3 ou 4 dedos abaixo destas. A pressão constante da muleta nesta região pode causar formigamento e/ou redução da força muscular nos braços e mãos. Em casos mais sérios, pode haver lesão grave do plexo braquial (conjunto de nervos que passa pela região das axilas).
ü  Sempre que possível utilize muletas em par, pois desta forma a postura ficará mais adequada e a força será distribuída entre os dois braços, evitando a sobrecarga em uma única região.
ü  
Quando necessário, a utilização em apenas um lado ou quando isto for recomendado pelo profissional de saúde, a muleta deve ser utilizada no lado contrário ao lado da lesão. Por exemplo, se a perna direita está lesionada, o lado em que a pessoa irá se apoiar na muleta deve ser o esquerdo. Este erro é bastante comum, pois as pessoas pensam que a muleta deve “substituir” o membro lesionado, quando na verdade ela deve reduzir o peso que é apoiado no lado afetado e, para tanto, o apoio se dará no lado contrário à lesão.
Sobre a Mercur:A Mercur é uma empresa brasileira, fundada em 1924 na cidade de Santa Cruz do Sul (RS) e começou sua trajetória com produtos derivados da borracha. Com o passar dos anos e o repensar constante das suas atividades, a empresa entende que tudo que é produzido para atender as necessidades humanas tem um impacto no ambiente, indivíduos e na sociedade. A Mercur assume publicamente o compromisso de participar com pessoas e organizações na criação de soluções sustentáveis e que indiquem novos patamares de uso, criando facilidades que possam se traduzir em produtos, serviços ou novos modelos de comercialização. Atualmente, a empresa conta com cerca de 700 colaboradores, com um portfólio de produtos voltados aos segmentos de educação e saúde, como borrachas de apagar, bolas de exercício, bolsas térmicas, muletas e etc. A companhia também atua na área industrial com soluções customizadas, disponibilizando lençóis de borracha e peças técnicas, bem como pisos especiais e revestimentos.
Acesse também:Site da Mercur: www.mercur.com.brMercur no Facebook: Mercur OficialMercur no Twitter: @mercuroficialMercur no Youtube: Mercur S/ANas redes sociais, utilize a hashtag: #deumjeitobompratodomundo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oferecemos arquivo de textos específicos, de documentos, leis, informativos, notícias, cursos de nossa região (Americana), além de publicarmos entrevistas feitas para sensibilizar e divulgar suas ações eficientes em sua realidade. Também disponibilizamos os textos pesquisados para informar/prevenir sobre crescente qualidade de vida. Buscamos evidenciar assim pessoas que podem ser eficientes, mesmo que diferentes ou com algum tipo de mobilidade reduzida e/ou deficiência, procurando informar cada vez mais todos para incluírem todos.