quarta-feira, 1 de junho de 2016

Enviado pelo vereador/Americana Celso Zoppi

O Liberal - Americana Mariana Ceccon  20/05/2016 20:48
Nanotecnologia - Nova ‘pele’ cura feridas e evita amputações
Método conhecido como nanotecnologia vem sendo utilizado em pacientes atendidos pelo Núcleo de Especialidades. Quando começou a estudar os componentes do chá-verde, aplicado à nanotecnologia, isso há oito anos, o físico Pierre Basmaji não imaginava que estava prestes a fechar feridas, salvar membros de amputação e revolucionar o tratamento de úlceras em pacientes crônicos. Ele também não imaginaria que Americana seria a primeira cidade do mundo a iniciar o tratamento de doentes com o fruto das pesquisas de sua equipe: uma membrana solúvel batizada de “nanoskin”. Semelhante a um papel-manteiga, a membrana é aplicada em úlceras e feridas crônicas, imitando, de certa forma, a pele e enviando uma mensagem clara de cura ao cérebro.
Desta forma, ele entende que a ferida está curada e com a hidratação dos terminais nervosos, a dor para”, garantiu o terapeuta José Domingos Oliveira, parceiro de Basmaji e responsável por apresentar a inovação à Secretaria de Saúde. Membrana é parecida com papel-manteiga e pode ser aplicado em úlceras e feridas crônicas. Batendo de porta em porta, Oliveira, que também é terapeuta, garante que a inserção do produto na rede pública brasileira sofre com a “ingerência política”.
Vocês sabem como é a política, a corrupção e o lobby farmacêutico. O uso desta membrana elimina a necessidade de, pelo menos, oito produtos. Parece tecnologia de países como Estados Unidos ou Alemanha, mas é tupiniquim, desenvolvida em São Carlos”, explicou.
Para evitar fazer o que chamou de “jogo político”, Oliveira resolveu entra na sala da secretária de Saúde de Americana, Mirela Povinelli e propor algo irrecusável.
Vou procurar empresários da região. Eles compram a membrana a preço de custo e doam para a prefeitura. A prefeitura faz o tratamento no SUS (Sistema Único de Saúde) ”.
Membrana cura ferida de duas décadas
Funcionando atualmente em uma única sala no Núcleo de Especialidades, o ambulatório mantém cerca de 25 pacientes, desde o final de março. Dos 25, ao menos dois casos foram considerados verdadeiros “milagres” pela equipe médica, uma vez que os membros já seriam amputados. Convivendo há mais de duas décadas com a mesma ferida, a dona de casa Maria da Silva Pinheiro, 71 anos, que é diabética, mal pôde acreditar na evolução de seu tratamento. Após passar 17 dias internadas com sérias complicações que haviam condenado a panturrilha, calcanhar e pé esquerdo, a aposentada hoje não toma qualquer medicação para dor.
É incrível. Sei que para Deus nada é impossível, mas se vocês vissem o jeito que minha perna estava, não dá para acreditar”. De acordo o terapeuta, nos próximos três meses, a ferida de 25 anos deve ter a cicatrização completa.
Além de dona Maria, a prefeitura de Americana estima que pelo menos 1,5 mil pessoas Até o fim deste ano, a Secretária de Saúde espera que o programa ganhe um espaço maior e chegue a atender 200 pessoas.
O resultado realmente é inacreditável. Eu diria que 100% dos pacientes até agora tiveram melhoras significativas. Isto porque antes tínhamos que trocar os curativos todos os dias e utilizar pomadas. Com o uso da membrana os pacientes sentem bem menos dor, por isso conseguimos fazer melhores limpezas”, contou Mariah Assalone, uma das quatro enfermeiras da rede pública que recebeu treinamento para aplicar o produto.

Atenciosamente,

Matilde Zoppi
Telefonia Pabx
Hospital Unimed Santa Bárbara d' Oeste, Americana e Nova Odessa
Av. Brasil, 815 – Jd. São Paulo - Americana SP - CEP 13465-000 
PABX (19) 3477.1450
E-mail: matilde.zoppi@unimedsa.com.br  Site: www.unimedsa.com.br
''Cooperativismo: Caminho para a democracia e a paz".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oferecemos arquivo de textos específicos, de documentos, leis, informativos, notícias, cursos de nossa região (Americana), além de publicarmos entrevistas feitas para sensibilizar e divulgar suas ações eficientes em sua realidade. Também disponibilizamos os textos pesquisados para informar/prevenir sobre crescente qualidade de vida. Buscamos evidenciar assim pessoas que podem ser eficientes, mesmo que diferentes ou com algum tipo de mobilidade reduzida e/ou deficiência, procurando informar cada vez mais todos para incluírem todos.