sábado, 4 de junho de 2016

Cinema adaptado leva inclusão social para crianças especiais

by Ricardo Shimosakai
Crianças com distúrbios sensoriais tiveram sessão adaptada de cinemaCrianças com distúrbios sensoriais tiveram sessão adaptada de cinema
A primeira sessão de cinema adaptada e exclusiva para as crianças e os adolescentes com distúrbios sensoriais de Maceió foi um sucesso. Cerca de 160 meninos e meninas que são atendidos pelas instituições que realizam um trabalho voltado para o público autista do município e são conveniadas à Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) se reuniram nesta terça-feira (31).
O Centro Cultural Arte Pajuçara foi o espaço escolhido pela Coordenação Geral de Promoção dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Semas para ser o palco de mais uma ação da Prefeitura de Maceió que favorece a inclusão social. A sala de cinema do Centro Cultural se transformou em um espaço de convivência que foi bem além da tela. Todos os jovens ficaram à vontade para andar, dançar e explorar o espaço, na medida em que o filme “Minions” era projetado.
Um dos primeiros a chegar no evento foi o adolescente André Ferreira, de 13 anos de idade, que pela primeira vez participou de um cinema totalmente adaptado para as suas sensibilidades. Bastante emocionada, a mãe do menino autista comemorou a iniciativa da Semas e se colocou disponível para as próximas sessões, que já devem acontecer nos próximos meses.
“O André é um menino bastante ativo e sempre estamos presentes nos eventos que promovem a inclusão social, mas essa primeira vez no cinema vai ficar marcada para sempre. Já existiu um receio de levá-lo às sessões de cinema convencionais, porque ele precisa de um lugar onde se sinta mais à vontade. Hoje, tudo de bom aconteceu para ele e para mim, viemos juntos, pela primeira vez, ao cinema!”, disse Mauriceia Ferreira.
André não segurou as emoções e explorou, junto com os colegas, as poltronas, o espaço que fica à frente da tela de cinema, o som e as luzes que estavam espalhadas pelo Centro Cultural. Além da mãe do menino, outras mães e algumas profissionais das instituições conveniadas à Semas também compartilharam o momento de felicidade.
“Eles ficaram muito mais felizes do que a gente imaginava. E a proposta foi exatamente esta: deixá-los à vontade, num espaço pensado só para eles. Nós que fomos os intrusos”, brincou a secretária de Assistência Social de Maceió, Celiany Rocha. Segundo a gestora, a sessão de cinema adaptado, que deve ganhar outras edições, faz parte da primeira temporada dos grandes eventos, que serão direcionados às pessoas com deficiência, e vão ser realizados no decorrer deste ano.
“Nós não podemos esquecer que os nossos equipamentos sociais já executam um trabalho referencial de inclusão social todos os dias. A gente trabalha, diariamente, a quebra de preconceitos e a acessibilidade, seja dentro dos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) ou das nossas demais unidades. Mesmo assim, temos uma coordenação específica que monitora as necessidades de diálogo com a população para a disseminação de iniciativas que venham a beneficiar ainda mais a questão da acessibilidade, como a sessão que realizamos hoje”, destacou Celiany.
Entre o público que participou da primeira sessão de cinema adaptado, estão as crianças e os familiares da Associação Pestalozzi, da Associação dos Pais e Amigos dos Autistas de Alagoas (Assista) e da Família Alagoana Down (FanDown), da Associação dos Deficientes de Alagoas (Adefal). O evento, gratuito, também contou com a participação de crianças autistas atendidas pelas escolas da Rede Municipal de Educação.
Fonte: Ascom Semas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oferecemos arquivo de textos específicos, de documentos, leis, informativos, notícias, cursos de nossa região (Americana), além de publicarmos entrevistas feitas para sensibilizar e divulgar suas ações eficientes em sua realidade. Também disponibilizamos os textos pesquisados para informar/prevenir sobre crescente qualidade de vida. Buscamos evidenciar assim pessoas que podem ser eficientes, mesmo que diferentes ou com algum tipo de mobilidade reduzida e/ou deficiência, procurando informar cada vez mais todos para incluírem todos.