domingo, 5 de junho de 2016

Gosta de artesanatos? Aprenda a fazer com audiodescrição!

by Ricardo Shimosakai
A audiodescrição tem sido usada nas mais diferentes temáticas, mas, é a primeira vez que é aplicada em artesanatos na televisão brasileira.A audiodescrição tem sido usada nas mais diferentes temáticas, mas, é a primeira vez que é aplicada em artesanatos na televisão brasileira.
Os telespectadores da TV Aparecida que acompanham diariamente a programação da emissora, poderão contar com o recurso de audiodescrição no programa de artesanatos “Vida com Arte” – edição matinal, que vai ao ar de segunda a sexta, às 07h, e aos sábados às 6h30. A iniciativa é inovadora neste segmento que é um dos mais importantes do canal.
“Vimos no Vida com Arte um conteúdo com bom potencial para inserirmos a audiodescrição, pois, além de descrever as imagens, ela (a audiodescrição) terá uma função didática, que já é uma característica do programa – ensinar os espectadores a fazerem artesanatos. Com isso, ampliamos o nosso leque de conteúdos ao inserir este recurso de acessibilidade. Até então, desde a estreia da atração comandada por Cláudia Pacheco, era disponibilizado apenas o closed caption (legenda oculta), destaca Flávia Machado, supervisora de acessibilidade da TV Aparecida.
A inserção da audiodescrição, junto closed caption, potencializa a proposta de ensino de artesanatos do programa para que os telespectadores que tenham alguma deficiência visual, (ou auditiva, que usam o recurso de legenda oculta) também possam acompanhar e aprender as técnicas de artesanatos, seja para geração de renda ou como um hobby. Amplia-se, assim, a valorização da arte e da cultura, passando pela inclusão social dos telespectadores com deficiência. A supervisora ressalta ainda sobre os desafios e a importância dos “detalhes” para que ninguém fique sem o acesso à informação.
"Será um grande desafio, pois ao mesmo tempo em que há muitos detalhes visuais para serem audiodescritos, temos também a “ajuda” dos artesãos, onde em seus comentários, vão explicando o passo a passo da técnica de artesanato que estão fazendo. Porém, eles não explicam sempre “todos os detalhes” e é aí que a audiodescrição se torna importante para que o telespectador não fique sem a informação", conclui Flávia.
Após o programa ir ao ar pela televisão, já estará disponível no canal de vídeos da TV Aparecida no YouTube. Os vídeos poderão ser acessados através da playlist Vida com Arte com Audiodescrição” e serão nomeados com a identificação do programa, seguido do nome do artesão ou artesã, com a sigla AD (audiodescrição) e CC (closed caption).
Veja o primeiro programa com audiodescrição:
Atração que acontece de segunda a sexta, às 7h. Cláudia Pacheco e seus convidados, ensinam as mais variadas técnicas de artesanatos para quem busca um novo hobby, uma fonte de renda ou, simplesmente, uma forma de relaxar. Todos esses investimentos da emissora refletem o cuidado e a busca pela valorização da arte e do artesão. Agora com recursos de audiodescrição e legendas para os espectadores com deficiência.
Fonte: Blog da Audiodescrição

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oferecemos arquivo de textos específicos, de documentos, leis, informativos, notícias, cursos de nossa região (Americana), além de publicarmos entrevistas feitas para sensibilizar e divulgar suas ações eficientes em sua realidade. Também disponibilizamos os textos pesquisados para informar/prevenir sobre crescente qualidade de vida. Buscamos evidenciar assim pessoas que podem ser eficientes, mesmo que diferentes ou com algum tipo de mobilidade reduzida e/ou deficiência, procurando informar cada vez mais todos para incluírem todos.