quarta-feira, 19 de junho de 2013

YOGA – Benefícios da prática

   É atividade indicada para todas as pessoas, em todas as idades, pois alia a prática física à prática mental, buscando convivência harmoniosa consigo mesmo, com os outros e com a força do Universo.  Este maior autoconhecimento gera maior responsabilidade sobre o próprio corpo, capacitando mais a pessoa a se proteger do stress natural que pode surgir com as atividades físicas, com possíveis excessos alimentares, ou com grande volume de trabalho ou responsabilidades, ou ainda nos relacionamentos com as pessoas. O resultado final costuma ser a construção de uma atitude mais positiva em relação à vida.

    Falando especificamente da pessoa idosa, os possíveis benefícios são: diminuição das dores já existentes, melhora da imunidade, melhora do sono, aumento da disposição, treino de perseverança, aumento da força e do vigor físico, melhora da postura, aumento da flexibilidade física e emocional, melhoria de todas as funções corporais, incentivo à busca de melhor quantidade e qualidade de vida, estímulo à independência, melhora de distúrbios cardiovasculares já instalados, melhora do padrão de memória.

   Fontes  de consulta: Beatriz Esteves, “Yoga para a terceira idade”, blog.jovempan.uol.com.br; vidasaudavel.powerminas.com, www.personare.com.br; www.angelfire.com



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oferecemos arquivo de textos específicos, de documentos, leis, informativos, notícias, cursos de nossa região (Americana), além de publicarmos entrevistas feitas para sensibilizar e divulgar suas ações eficientes em sua realidade. Também disponibilizamos os textos pesquisados para informar/prevenir sobre crescente qualidade de vida. Buscamos evidenciar assim pessoas que podem ser eficientes, mesmo que diferentes ou com algum tipo de mobilidade reduzida e/ou deficiência, procurando informar cada vez mais todos para incluírem todos.