segunda-feira, 3 de junho de 2013

Bancos começam a atender com mais qualidade a pessoa idosa

Bancos investem em programas para terceira idade

Instituições acordam para potencial de consumo desses clientes e apostam em segmentação

Brasil Econômico - Natália Flach 
Brasil Econômico
O Itaú Unibanco está prestes a tornar realizade um projeto voltado para o bem-estar da terceira idade nas agências bancárias. A ideia é que os idosos passem a ser atendidos por funcionários, que assim como eles, tenham mais de 60 anos.
Além da identificação imediata, o intuito é facilitar o entendimento sobre os produtos do banco e passar mais confiança na hora de fazer as transações, segundo uma fonte próxima ao projeto que prefere não ser identificada.
“Isso é importante porque essa faixa da população é a que mais frequenta as agências físicas —seja para pagar contas, tirar dinheiro ou até consultar o extrato”, afirma. Procurado, o banco disse que ainda está em fase de estudos.
Mas não é apenas o Itaú que está de olho nesses clientes. O Banco do Brasil, por exemplo, tem ajudado as pessoas com mais de 60 anos a planejarem a sucessão patrimonial. Uma forma mais simples de fazer isso, segundo Rogério Lot, diretor da unidade private bank do BB, é por meio da previdência complementar, que deixou de ser vista como sinônimo de complemento da aposentadoria.

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Número de idosos saltou de 15,5 milhões, em 2001, para 23,5 milhões, em 2011, segundo IBGE

“É transferência do patrimônio sem imposto e sem perder tempo com o inventário que pode deixar os herdeiros desguarnecidos por meses”, acrescenta. “Também indicamos contato com consultorias especializadas em sucessão. Afinal, o idoso tem tido mais necessidade de falar nisso e, para tal, contamos com parceiros e especialistas em direitos tributários, sucessório e societários que analisam caso a caso e tentam apresentar soluções.”
Já a ação mais importante do Santander voltada para a terceira idade é o concurso Talentos da Maturidade que tem como objetivo desenvolver a criatividade, o potencial artístico e a participação social do público com mais de 60 anos.
O Bradesco Seguros também tem ações voltadas para a melhor idade. Em parceria com o Senac –unidades Rio de Janeiro e São Paulo—, promove o Programa Porteiro Amigo do Idoso, que capacita e aprimora os porteiros que lidam no dia a dia com os longevos.
Desde o lançamento, em 2010, 633 profissionais foram certificados. No ano passado, lançou o Espaço Viva Mais, um site que divulga informações, dicas e sugestões sobre qualidade de vida, saúde e lazer.
Esse público ganha atenção em um momento em que o número de idosos saltou de 15,5 milhões, em 2001, para 23,5 milhões, em 2011. A participação relativa deste grupo na estrutura etária populacional aumentou de 9% para 12,1% nesse período, segundo relatório de Síntese de Indicadores Sociais (SIS), divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no ano passado.
Além disso, a expectativa é que os rendimentos dessa população tenham atingido volume de R$ 402,3 bilhões em 2012, segundo Instituto Data Popular. A cifra supera o Produto Interno Bruto (PIB) do Peru em 2010.
Segundo o estudo, sete em cada dez brasileiros com 60 anos ou mais pertencem à nova classe média e dos 22,3 milhões de pessoas idosas no Brasil, o Sudeste fica com a maior parte: 46,6%. O levantamento aponta ainda que as mulheres representam a maioria desta população, com 55,5%, e cerca de 3,3 milhões de idosos já aposentados continuam trabalhando.
Campeão em reclamação
Na semana do consumidor, Itaú Unibanco, Claro e Bradesco foram as empresas líderes em reclamações em 2012, segundo ranking divulgado ontem pela Fundação Procon-SP.
Terceiro colocado em 2011, o Itaú Unibanco teve 647 reclamações não atendidas em um total de 1108. Há quase uma semana, o Itaú já havia anunciado que deveria integrar essa lista por causa das taxas cobradas para o financiamento de veículos.
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