segunda-feira, 29 de agosto de 2016

Voleibol Sentado. Paralimpíadas Rio 2016.

by Ricardo Shimosakai
O voleibol sentado, disputado por atletas com dificuldades locomotoras, está nos Jogos Paralímpicos desde Arnhem 1980.O voleibol sentado, disputado por atletas com dificuldades locomotoras, está nos Jogos Paralímpicos desde Arnhem 1980.
COMO TUDO COMEÇOU
O voleibol sentado surgiu na Holanda nos anos 1950, combinando o voleibol Olímpico com um esporte alemão chamado “sitzball”. No entanto, sua popularidade só passou a crescer nos anos 1960. Competições internacionais começaram a ser organizadas a partir de 1967, e em 1978 o voleibol sentado foi aceito na Organização Esportiva Internacional para Deficientes (ISOD, na sigla em inglês).
O esporte entrou no programa Paralímpico nos Jogos de Arnhem 1980 e permanece na agenda dos Jogos Paralímpicos desde então. Até Sidney 2000, as competições eram divididas em duas categorias: sentado e em pé. A partir de Atenas 2004, as disputas ficam restritas ao voleibol sentado.
SOBRE A COMPETIÇÃO
Assim como no voleibol Olímpico, a partida é decidida em melhor de cinco sets. Vence a parcial quem fizer 25 pontos primeiro, e o tie-break vai até 15 pontos. O esporte possui duas grandes diferenças em relação ao voleibol Olímpico: o contato com o chão deve se dar por meio do glúteo em cada ação do atleta, e é permitido o bloqueio do saque adversário. É comum também vermos as pernas dos adversários se chocando durante a partida. Desde que não atrapalhe o oponente, o toque está liberado.
A quadra tem 60m2 (10m de comprimento e 6m de largura), e a rede está posicionada a 1,15m do chão no vôlei masculino. Já na competição feminina, a altura é um pouco menor: 1,05m.
VOCÊ SABIA?
Apesar de já ter conquistado nove medalhas no voleibol Olímpico, sendo quatro de ouro, o Brasil nunca subiu ao pódio no voleibol sentado. A maior potência no esporte é o Irã. A equipe masculina iraniana soma cinco medalhas de ouro e participou das últimas sete finais.
Para ter informações mais completas a respeito desta modalidade e qual a melhor maneira de assisti-la nos Jogos Paralímpicos, baixe o guia a seguir clicando no link Rio 2016. Guia do espectador - Voleibol Sentado
Fonte: Rio 2016

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oferecemos arquivo de textos específicos, de documentos, leis, informativos, notícias, cursos de nossa região (Americana), além de publicarmos entrevistas feitas para sensibilizar e divulgar suas ações eficientes em sua realidade. Também disponibilizamos os textos pesquisados para informar/prevenir sobre crescente qualidade de vida. Buscamos evidenciar assim pessoas que podem ser eficientes, mesmo que diferentes ou com algum tipo de mobilidade reduzida e/ou deficiência, procurando informar cada vez mais todos para incluírem todos.