quarta-feira, 17 de agosto de 2016

SORRISO É FERRAMENTA DE INCLUSÃO SOCIAL
   Sou Paulo, de 54 anos, dentista. No vestibular escolhi fazer Arquitetura. Na última hora me defini por Odontologia. Existem similaridades, a capacidade de entender a função mecânica e funcional de uma construção existe também na reorganização ou na recuperação de uma boca humana. E a estética é essencial – construção bonita e belo sorriso tem aceitação social maior.
   Pesquisas indicam que as chances de conseguir um emprego ou um companheiro para casar são maiores se o sorriso é completo. A beleza do sorriso é vista como sinal de maior inteligência. É injusto para quem não nasceu assim ou não conseguiu conservar o que recebeu.
   Recém-formado, na ânsia de contribuir para amenizar este quadro, organizei grupo de colegas que alugou sala em bairro periférico da cidade de São Paulo, e em determinados dias da semana atendíamos população muito carente, usando orientação de assistente social, praticamente cobrando somente pelo material empregado. Conseguia fazer cerca de trinta atendimentos em um mês. Perceber a súbita alegria da pessoa que tem seu sorriso reconstruído, é muito gratificante. Tivemos como paga os dois lados da moeda – pessoas não tão sérias procurando lucrar com a situação, e pessoas muito gratas, que nos traziam queijos, ovos, bolos caseiros – e mais uma porção de futuros clientes também necessitados.
   Sempre mantive meu consultório no interior, me deslocando no início semanalmente para São Paulo. Hoje ainda vou uma vez por mês. Pretendo continuar por dois anos. A locomoção dentro daquela cidade é cada vez mais difícil. Mas um olhar atento sempre encontra novas oportunidades de ajudar.

“ O sorriso enriquece os recebedores, sem empobrecer os doadores” – Mário Quintana

Caso real, Elizabeth Fritzsons da Silva, psicóloga, e-mail: bfritzsons@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oferecemos arquivo de textos específicos, de documentos, leis, informativos, notícias, cursos de nossa região (Americana), além de publicarmos entrevistas feitas para sensibilizar e divulgar suas ações eficientes em sua realidade. Também disponibilizamos os textos pesquisados para informar/prevenir sobre crescente qualidade de vida. Buscamos evidenciar assim pessoas que podem ser eficientes, mesmo que diferentes ou com algum tipo de mobilidade reduzida e/ou deficiência, procurando informar cada vez mais todos para incluírem todos.