terça-feira, 5 de junho de 2012

DESAFIO MÚLTIPLO

Sou Jaqueline, com dezesseis anos.
Em 2007 meu endereço eletrônico registrava a palavra “fofa”. Ser “gordinha”,um sofrimento. Passei a evitar perceber minha fome e também situações sociais com alimento. Dormia para não comer. Dizia que não estava com fome, que tinha me alimentado na escola.


Meu cabelo começou a cair muito. Estava fraca, estava emagrecendo. Meus pais pensaram em anorexia. Eu estava provando a um colega desinformado, que me chamava de gorda perante a classe, que poderia mudar. A qualquer preço? Minha vista ficou turva, sem nenhum aviso prévio. O oftalmologista suspeitou de toxoplasmose, eu tinha casal de gatos.

O teste deu negativo. Depois de alguns médicos chegamos ao diagnóstico de esclerose múltipla, avaliaram meu liquor espinhal.  Tem cura? Até agora não. Perguntei a meu médico qual a origem desta doença, e brincando carinhosamente pediu para lhe contar quando eu descobrisse. É reação auto-imune do organismo. Injeções dolorosas, dia sim, dia não, a vida toda (SUS). Não poderia pagar. A maioria surge em adultos jovens, se aconteceu dificuldade visual há melhores perspectivas do que quem apresentou dificuldades de coordenação motora dos membros.

Exercícios sempre, Fisioterapia ou Hidroterapia, para não perder a força dos membros inferiores. A doença pode ter forma progressiva ou surtos periódicos imprevisíveis, durando uma semana. Fico muito cansada, deitada com dor, esperando a tempestade passar. Preciso muito do apoio familiar (e tenho!). Preciso manter meu peso estável, dieta equilibrada, controlando qualquer estresse físico ou emocional. Isso pode reduzir até 85% dos surtos.

Caso contrário corro riscos: tremor involuntário de braços e pernas, inflamações oculares ou mudanças da movimentação dos olhos, dificuldades na fala, na sexualidade, de controle urinário, de memória e possível depressão. Minha luta: qualidade de vida, em todos os sentidos. “A vida é para quem topa qualquer parada. Não para quem para em qualquer topada.” – Bob Marley.



Caso Real. Elizabeth Fritzsons da Silva, psicóloga e diretora da Unidade de Atenção aos Direitos da Pessoa com Deficiência (UADPD), Secretaria de Promoção

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oferecemos arquivo de textos específicos, de documentos, leis, informativos, notícias, cursos de nossa região (Americana), além de publicarmos entrevistas feitas para sensibilizar e divulgar suas ações eficientes em sua realidade. Também disponibilizamos os textos pesquisados para informar/prevenir sobre crescente qualidade de vida. Buscamos evidenciar assim pessoas que podem ser eficientes, mesmo que diferentes ou com algum tipo de mobilidade reduzida e/ou deficiência, procurando informar cada vez mais todos para incluírem todos.