sexta-feira, 22 de junho de 2012

Dores Crônicas na Idade Tardia

Envelhecimento não é igual a adoecimento! Assim a dor em qualquer idade deve ser diagnosticada corretamente e não apenas atribuída simplesmente à idade avançada.

Dor na idade avançada

A Cefaléia, que é a dor de cabeça, pode ser devida a vários fatores de risco: infecções na face, sinusite, hipertensão e enxaqueca, que é a mais comumente responsável por este sintoma. Problemas de coluna cervical também podem produzir dor de cabeça.

Outra alteração que pode levar a cefaléia é carga de estresse, que libera catecolaminas que são vasoconstritores dos vasos cerebrais. Distúrbios digestivos como a intolerância ao glúten que existe no trigo promovem a doença celíaca no tubo digestivo e geram também dor de cabeça intensa.

Dores nas articulações, tanto dos membros como da coluna vertebral, são responsáveis por muitas dores nestes locais e pela dificuldade para caminhar, sentar, levantar, deitar, fazer movimentos de flexão e extensão dos membros, assim como movimentos em todos os sentidos da região do pescoço.

Tudo pode ser devido a infecções crônicas destas articulações e a doenças auto-imunes como a artrite reumatóide, a febre reumática, as tendinites, como também a doenças degenerativas destas articulações, como é o caso da artrose. Os tumores benignos e malignos também promovem muita dor.

Dores musculares intensas e disseminadas em todos os grupos musculares como é o caso da Fibromialgia, doença esta muito provavelmente de origem psicoemocional com a liberação de calor em fibras musculares desordenadamente, com maior concentração em certas fibras e quase nenhum calor em outras fibras e que causa um descompasso que leva à liberação de certos metabolitos ácidos precipitando assim o depósito dentro das fibras de cristais ácidos que são geradores de sintomas dolorosos.

Dores abdominais podem ter origem em úlceras da mucosa do tubo digestivo, promovidas por parasitos, câncer do tubo digestivo, intolerância ao glutamato do trigo, cálculos na vesícula biliar, pancreatite, ulcera gástrica e má digestão.

São tantos os fatores de risco que temos que pesquisar sempre a verdadeira origem do sintoma para que o tratamento possa ter êxito. As infecções e os cálculos do sistema genito-urinário também promovem muita dor.
Dores torácicas podem ser de origem nos arcos costais, nos corpos vertebrais, pleurais, pulmonares e, sobretudo cardíacos.
Logo qualquer dor tem
que ter sua origem descoberta. Portanto, cuidem-se. Ninguém merece conviver com este que é o sintoma mais desconfortável dos seres vivos: A DOR!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oferecemos arquivo de textos específicos, de documentos, leis, informativos, notícias, cursos de nossa região (Americana), além de publicarmos entrevistas feitas para sensibilizar e divulgar suas ações eficientes em sua realidade. Também disponibilizamos os textos pesquisados para informar/prevenir sobre crescente qualidade de vida. Buscamos evidenciar assim pessoas que podem ser eficientes, mesmo que diferentes ou com algum tipo de mobilidade reduzida e/ou deficiência, procurando informar cada vez mais todos para incluírem todos.