No mundo mais de 1 bilhão de adultos tem sobrepeso e pelo menos 300 milhões são obesos. Por muito tempo, essas pessoas preocupavam-se apenas com as doenças que afetavam o coração e também com o diabetes, que é um problema crônico e que ocasiona altas taxas de açúcar no sangue, além das doenças osteomusculares, que ocorrem nos tendões, nos músculos e outros, decorrentes dos quilos extras.
No Brasil, o diabetes cresceu 40% entre os anos de 2006 e 2012, segundo o Ministério da Saúde. Porém, os problemas decorrentes da obesidade – diabetes, hipertensão e outros – podem causar também sérios problemas oftalmológicos, como o Glaucoma, a Catarata.
Segundo a Oftalmologista Amaryllis Avakian, da Clínica AACO e que atua também no Hospital das Clínicas e no Hospital Sírio Libanês, caso o diabetes não seja tratado, pode levar à cegueira parcial ou total. “A falta de controle da glicemia interfere na retina, a fina membrana que recobre os olhos, e com isso pode evoluir para a cegueira. No Brasil é comum isso acontecer até com os mais jovens. Por isso, é necessário que as pessoas procurem o oftalmologista para fazerem o tratamento adequado e evitarem que a doença afete a visão”, alerta a especialista em Catarata.
É notório que o problema tem crescido muito em todo o mundo. Uma pesquisa publicada no Archives of Ophthalmology, aponta que em 2050, o número de americanos que sofrem com a retinopatia diabética triplicará de 5,5 para 16 milhões. Já o numero de pessoas com retinopatia diabética, que ameaça a visão, passará de 1,2 para 3,4 milhões.
Além disso, o Glaucoma, que é uma lesão no nervo óptico, e a Catarata, que é a opacidade do cristalino (lente natural do olho), são dois outros problemas que podem surgir em decorrência ao sobrepeso. A mesma pesquisa estima que o número de casos de catarata vai aumentar em 235%, e o glaucoma entre idosos com diabetes deverá aumentar também. Para Amaryllis Avakian, a rotina ainda pode interferir muito na saúde oftalmológica. “Se não tiver uma rotina saudável, com a prática de exercícios físicos e ainda ter uma dieta hipocalórica, com certeza apresentará doenças oculares, pois está tudo interligado em nosso organismo”, finaliza a especialista.
Sobre Amaryllis Avakian
Dra Amaryllis é a médica responsável pela AACO - Amaryllis Avakian Clínica Oftalmológica e especialista em catarata. É também membro do corpo clínico do Hospital das Clínicas e do Hospital Sírio Libanês. Formada na Universidade de São Paulo, lá fez sua Residência médica e também sua Pós Graduação. Especializada em Córnea e Cirurgia de Catarata, é Chefe do Setor de Catarata do Hospital das Clínicas da USP. É também Professora Colaboradora da Faculdade de Medicina da USP e um dos expoentes nacionais no campo das cirurgias de catarata e refrativa. Palestrante nos principais congressos no Brasil, América Latina, Estados Unidos e Europa, sua intensa atividade profissional e acadêmica permite compartilhar toda experiência profissional acumulada.
Atendimento à imprensa:
Elaine Pereira
Tel.: 11 3258-2028
Cel.: 11 997.602.889/ 998.117.972
Nenhum comentário:
Postar um comentário