quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Multideficiente / Multideficiencia

Conceito
Pessoa que tem deficiência auditiva ou deficiência visual (ou ambas) associada a outras deficiências (mental e/ou física), como também a distúrbios (neurológico, emocional, linguagem, fala e desenvolvimento global) que causam atraso no desenvolvimento educacional, vocacional, social, emocional, dificultando a sua auto-suficiência.
Tipos
  • Surdez com deficiência mental leve ou severa.
  • Surdez com distúrbios neurológicos, de conduta e emocionais.
  • Surdez com deficiência física (leve ou severa).
  • Baixa visão com deficiência mental leve ou severa.
  • Baixa visão com distúrbios neurológicos, emocionais e de linguagem e conduta.
  • Baixa visão com deficiência física (leve ou severa).
  • Cegueira com deficiência física (leve ou severa).
  • Cegueira com deficiência mental (leve ou severa)
  • Cegueira com distúrbios emocionais, neurológicos, conduta e linguagem.

Surdocego / Surdocegueira


Conceito
Surdocegueira é uma deficiência única que apresenta a perda da audição e visão de tal forma que a combinação das duas deficiências impossibilita o uso dos sentidos de distância, cria necessidades especiais de comunicação, causa extrema dificuldade na conquista de metas educacionais, vocacionais, recreativas, sociais, para acessar informações e compreender o mundo que o cerca.
Tipos de Surdocegueira
Cegueira Congênita e Surdez Adquirida
Cegueira e Surdez Adquirida
Surdez Congênita e Cegueira Adquirida
Baixa visão com Surdez Congênita ou Adquirida.
Cegueira e Surdez Congênita
Importante
O termo Congênito (a) designa o que Está Presente ao Nascimento. Estar presente ao nascer Não Significa que as deficiências são de grau severo. Mas sim, podem apresentar diferentes graus de perdas.
O termo Adquirido (a) designa o que Não Está Presente ao Nascimento, mas sim, adquire-se ao longo da vida. Também neste caso, as perdas podem se apresentar de vários graus, desde as mais severas até as mais leves.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oferecemos arquivo de textos específicos, de documentos, leis, informativos, notícias, cursos de nossa região (Americana), além de publicarmos entrevistas feitas para sensibilizar e divulgar suas ações eficientes em sua realidade. Também disponibilizamos os textos pesquisados para informar/prevenir sobre crescente qualidade de vida. Buscamos evidenciar assim pessoas que podem ser eficientes, mesmo que diferentes ou com algum tipo de mobilidade reduzida e/ou deficiência, procurando informar cada vez mais todos para incluírem todos.