terça-feira, 9 de abril de 2013

Essa tal de felicidade talvez seja mais simples do que parece...


MARIA HELENA, SESSENTA E TRÊS ANOS.

   Sinto grande disposição física, sou aposentada há dez anos e faço Ioga, Dança Circular, Hidroginástica, Dança de Salão, participo do Coral, fazia aulas de Violão, e vou iniciar Espanhol, Teatro Terapia, Ginástica Aeróbica e Informática.Tudo isto no CIVI (chamam de clube do vovô), aonde tenho uma porção de amigos e amigas. Descobri este lugar faz uns cinco anos. E faço ginástica em um salão de igreja, com professora amiga. Já trabalhei em metalúrgica, em fiação, em tecelagem, e como babá. Namorei, mas nunca me casei, atribuo ao meu gênio exigente, sou do signo de Escorpião. Gostaria de ter tido filhos, mas nunca deu certo. Mas tenho vivência gostosa com crianças e de quem fui babá. Houve um tempo em que eu cuidava simultaneamente de seis delas, duas maiores indo para a escola já, e ficando comigo quatro (com dois meses, dois, quatro e seis anos) Desenvolvemos fortes laços de carinho.Durante vinte e seis anos morei com uma tia.Agora já conseguí construir minha própria casa faz treze anos, e sou muito feliz.Peço à Deus que se eu tiver um mal-estar, por favor que seja na companhia  de alguém.Perdi minha mãe com três anos de idade, fui criada pela minha avó.Tenho irmãos, que moram em outras cidades.Vou à missa aos domingos, gosto de televisão, de ler romances policiais, e de escrever poemas, ou inventar textos novos juntando frases de que gosto de outros textos.Mas é um prazer secreto, não mostro para ninguém.Fiz curso técnico, e treze cursos extras de tudo o que pude fazer.Controlo com calma e constância  minha saúde. Tive entre outros problemas um câncer de pele e um ginecológico, mas já estou liberada do controle . Com uma vida diferente das demais pessoas, sou muito feliz. “Não há fatos eternos,como não há verdades absolutas.” –Friedrich Nietzsche.


Caso real.Elizabeth Fritzsons da Silva, psicóloga,E-mail: bfritzsons@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oferecemos arquivo de textos específicos, de documentos, leis, informativos, notícias, cursos de nossa região (Americana), além de publicarmos entrevistas feitas para sensibilizar e divulgar suas ações eficientes em sua realidade. Também disponibilizamos os textos pesquisados para informar/prevenir sobre crescente qualidade de vida. Buscamos evidenciar assim pessoas que podem ser eficientes, mesmo que diferentes ou com algum tipo de mobilidade reduzida e/ou deficiência, procurando informar cada vez mais todos para incluírem todos.