quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Já ouviram dizer que o Amor pode curar?

Leandro Portella

Amor é o nível de responsabilidade, utilidade e prazer com que lidamos com as coisas e pessoas que conhecemos.

O conceito mais popular de amor envolve, de modo geral, a formação de um vínculo emocional com alguém, que seja capaz de receber este comportamento amoroso e enviar os estímulos sensoriais e psicológicos necessários para a sua manutenção e motivação. É tido por muitos como a maior de todas as conquistas do ser.

Quando encontramos com o amor verdadeiro, geralmente, o reconhecemos pelo olhar que é a atitude mais pura e impossível de ser disfarçada ou manipulada, e é esse sentimento que faz transformações químicas no corpo, provoca a liberação de hormônios que dão energia, disposição, sensação de alegria e uma motivação para estar cada vez melhor.
Estudos mostram que amar deixa as pessoas mais motivadas, cheias de energia, com objetivos na vida, calmas, relaxadas e otimistas. Esse amor que mexe com as sinapses entre neurônios pode ajudar na reabilitação.

Reabilitação é um gesto de amor que embute uma relação entre todos os cuidadores e familiares no intuito de tornar possível a recuperação. A reabilitação não significa, por outro lado também, como dizia Hipócrates, pai da ética médica, um simples consolo para todas as pessoas que o procuravam, reabilitação significa utilizarmos a nossa literatura científica para fazer e proporcionar a melhor qualidade de vida possível às pessoas que nos procuram.
Em resumo, o ato de reabilitar significa, principalmente, duas coisas: a primeira, lembrar da esperança e recuperar a alegria de viver que todos nós devemos ter. E a segunda, mais específica, com o auxilio da ciência restabelecer as funções motoras, sensitivas e sensoriais possíveis.

O filme francês IntocáveisSite externo., lançado em meados de 2012, retrata bem o amor do cuidador em melhorar a qualidade de vida de um tetraplégico e mostra que amar não é só passar a mão na cabeça, é ser duro quando necessário e apoiar quando preciso.
Independente do tipo do amor, o importante é "Amar o próximo como a si mesmo: fazer pelos outros o que quereríamos que os outros fizessem por nós", isso não é a promessa de cura, mas sim a certeza de uma melhor qualidade de vida que dará animo e disposição para uma reabilitação mais rápida.

Foto da(o) colunista Leandro Portella

Leandro Portella tem 30 anos e é tetraplégico desde 1999, gerente da Sorri SorocabaSite externo., integrante da comissão organizadora do Encontro pela Inclusão de Sorocaba e mantém o blog Ser LesadoSite externo..

2 comentários:

  1. "VOCÊ NÃO PODE MUDAR O VENTO, MAS PODE AJUSTAR AS VELAS DO BARCO PARA CHEGAR ONDE QUER..." - Confúcio
    "A VIDA É UMA GRANDE UNIVERSIDADE, MAS POUCO ENSINA A QUEM NÃO SABE SER ALUNO." - Augusto Cury
    "AS PESSOAS MAIS FELIZES NÃO TÊM AS MELHORES COISAS. ELAS SABEM FAZER O MELHOR DAS OPORTUNIDADES QUE APARECEM EM SEUS CAMINHOS."
    "QUANDO A PORTA DA FELICIDADE SE FECHA, OUTRA SE ABRE, MAS, SE ESTIVERMOS TÃO PRESOS ÀQUELA PORTA FECHADA NÃO SEREMOS CAPAZES DE VER O NOVO CAMINHO QUE SE ABRIU..."

    ResponderExcluir
  2. "AMIGO DE VERDADE É IGUAL PARAFUSO: A GENTE SÓ VÊ SE É BOM NA HORA DO APERTO."
    "A ADVERSIDADE DESPERTA EM NÓS CAPACIDADES QUE, EM CIRCUNSTÂNCIAS FAVORÁVEIS, TERIAM FICADO ADORMECIDAS." - Horácio
    "É FAZENDO QUE SE APRENDE A FAZER AQUILO QUE SE DEVE APRENDER A FAZER." - Aristóteles
    "A HORA MAIS ESCURA DA NOITE É JUSTAMENTE AQUELA QUE NOS PERMITE VER MELHOR AS ESTRELAS."
    "SOLIDARIEDADE É O AMOR EM MOVIMENTO."
    GENTILEZA GERA GENTILEZA!!! SEJA E FAÇA FELIZ!!!

    ResponderExcluir

Oferecemos arquivo de textos específicos, de documentos, leis, informativos, notícias, cursos de nossa região (Americana), além de publicarmos entrevistas feitas para sensibilizar e divulgar suas ações eficientes em sua realidade. Também disponibilizamos os textos pesquisados para informar/prevenir sobre crescente qualidade de vida. Buscamos evidenciar assim pessoas que podem ser eficientes, mesmo que diferentes ou com algum tipo de mobilidade reduzida e/ou deficiência, procurando informar cada vez mais todos para incluírem todos.