FONTE: http://m.folhavitoria.com.br/geral/noticia/2014/04/festa-da-penha-2014-mais-acessibilidade-para-os-devotos
14/04/2014 às 15h12 - Atualizado em 14/04/2014 às 15h18
Festa da Penha 2014: Mais acessibilidade para os devotos
Folha Vitória
Redação Folha Vitória
Redação Folha Vitória
Para facilitar o acesso ao Convento da Penha durante a Festa, que vai de 20 a 28 de abril, a Prefeitura de Vila Velha preparou algumas medidas importantes para pessoas com deficiência, além de gestantes e idosos.
Entre as ações previstas de acessibilidade, pela primeira vez dois micro-ônibus e quatro veículos adaptados estarão disponíveis para a locomoção desse público. Esse serviço será disponibilizado para as caravanas que irão desembarcar na Praça Duque de Caxias, fazendo o translado até o Convento da Penha.
De acordo com o subsecretário de Pessoas com Deficiência, Aníbal Chieza Filho, é muito importante disponibilizar este tipo de estrutura para pessoas com deficiência ou algum tipo de dificuldade. “Todos nós temos direitos iguais e esse grupo também merece atenção para aproveitar de fato, e sem transtornos, as festividades da Festa da Penha 2014”.
Além destas, outras medidas serão tomadas para permitir o acesso de pessoas com deficiência à festa, de acordo com o Decreto nº. 5.296/2004 e o Manual de Turismo e Acessibilidade do Ministério do Turismo. São elas:
• assentos de uso preferencial sinalizados, espaços e instalações acessíveis;
• mobiliário de recepção e atendimento obrigatoriamente adaptado à altura e à condição física de pessoas em cadeira de rodas, conforme estabelecido nas normas técnicas de acessibilidade da ABNT;
• serviços de atendimento para pessoas com deficiência auditiva, prestado por
intérpretes ou pessoas capacitadas em Língua Brasileira de Sinais (Libras), e para pessoas surdocegas, prestado por guias-intérpretes ou pessoas capacitadas neste tipo de atendimento;
• pessoal capacitado para prestar atendimento às pessoas com deficiência visual, mental e múltipla, bem como às pessoas idosas;
• disponibilidade de área especial para embarque e desembarque de pessoa
com deficiência ou com mobilidade reduzida;
• sinalização ambiental para orientação das pessoas com deficiência e com mobilidade reduzida;
• divulgação, em lugar visível, do direito de atendimento prioritário das pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida;
• admissão de entrada e permanência de cão-guia ou cão-guia de acompanhamento junto à pessoa com deficiência ou de treinador nos órgãos da administração pública direta, indireta e fundacional, nas empresas prestadoras de serviços públicos, bem como nas demais edificações de uso público, além daquelas de uso coletivo, mediante apresentação da carteira de vacina atualizada do animal.
Entre as ações previstas de acessibilidade, pela primeira vez dois micro-ônibus e quatro veículos adaptados estarão disponíveis para a locomoção desse público. Esse serviço será disponibilizado para as caravanas que irão desembarcar na Praça Duque de Caxias, fazendo o translado até o Convento da Penha.
De acordo com o subsecretário de Pessoas com Deficiência, Aníbal Chieza Filho, é muito importante disponibilizar este tipo de estrutura para pessoas com deficiência ou algum tipo de dificuldade. “Todos nós temos direitos iguais e esse grupo também merece atenção para aproveitar de fato, e sem transtornos, as festividades da Festa da Penha 2014”.
Além destas, outras medidas serão tomadas para permitir o acesso de pessoas com deficiência à festa, de acordo com o Decreto nº. 5.296/2004 e o Manual de Turismo e Acessibilidade do Ministério do Turismo. São elas:
• assentos de uso preferencial sinalizados, espaços e instalações acessíveis;
• mobiliário de recepção e atendimento obrigatoriamente adaptado à altura e à condição física de pessoas em cadeira de rodas, conforme estabelecido nas normas técnicas de acessibilidade da ABNT;
• serviços de atendimento para pessoas com deficiência auditiva, prestado por
intérpretes ou pessoas capacitadas em Língua Brasileira de Sinais (Libras), e para pessoas surdocegas, prestado por guias-intérpretes ou pessoas capacitadas neste tipo de atendimento;
• pessoal capacitado para prestar atendimento às pessoas com deficiência visual, mental e múltipla, bem como às pessoas idosas;
• disponibilidade de área especial para embarque e desembarque de pessoa
com deficiência ou com mobilidade reduzida;
• sinalização ambiental para orientação das pessoas com deficiência e com mobilidade reduzida;
• divulgação, em lugar visível, do direito de atendimento prioritário das pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida;
• admissão de entrada e permanência de cão-guia ou cão-guia de acompanhamento junto à pessoa com deficiência ou de treinador nos órgãos da administração pública direta, indireta e fundacional, nas empresas prestadoras de serviços públicos, bem como nas demais edificações de uso público, além daquelas de uso coletivo, mediante apresentação da carteira de vacina atualizada do animal.
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