domingo, 3 de julho de 2016

GENTILEZA FAZ A VIDA MAIS RICA. DE GRAÇA!
   Já me disseram que eu era o único homem da fila do ponto de ônibus que permitia que moças e senhoras entrassem antes no veículo. Foi ensinamento que recebi de minha querida mãe, que sempre incluía na lista idosos e crianças, lembrando ainda que se estivesse sentado deveria me oferecer para segurar pacotes e sacolas de quem estivesse viajando de pé. Não vejo as pessoas procedendo assim nos dias atuais.
   Hoje as pessoas usam seus celulares em qualquer lugar, o tempo todo, sem nenhuma atenção para quem está a seu lado.
   Trocamos o mundo real pelo virtual? O espaço de todos não parece mais comunitário, cada um fica em sua bolha pessoal. Os carrinhos de supermercado se chocam, sem surgirem desculpas, ou cumprimentos, ou menos ainda ajuda entre as pessoas.
   Sou Valmir, com 55 anos. Fui bancário muito tempo, hoje, aposentado, escolho ser frentista de posto de gasolina. Minha esposa também já aposentada, ainda trabalha, temos filha universitária, terceiro ano de fisioterapia que precisa de apoio. E um filho, advogado recém-formado, que está em busca de trabalho. É um prazer poder ajudar nossos filhos, especialmente em tempos como os nossos.
   No posto, alguns clientes olham em nossos olhos, nos cumprimentam, outros nos ignoram. Piorou com a crise, acho que todos estão com mais problemas.
   Outro dia, uma senhora exigia uma prática absurda de mim no posto, alegando ser uma “cliente especial”.
   Respondi educadamente que não seria possível atender este pedido específico e acrescentei a informação de que neste estabelecimento todos os clientes são especiais para todos nós.
A gentileza é a essência do ser humano. Quem não é suficientemente gentil não é suficientemente humano.
Caso real, Elizabeth Fritzsons da Silva, psicóloga, e-mail :bfritzsons@gmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oferecemos arquivo de textos específicos, de documentos, leis, informativos, notícias, cursos de nossa região (Americana), além de publicarmos entrevistas feitas para sensibilizar e divulgar suas ações eficientes em sua realidade. Também disponibilizamos os textos pesquisados para informar/prevenir sobre crescente qualidade de vida. Buscamos evidenciar assim pessoas que podem ser eficientes, mesmo que diferentes ou com algum tipo de mobilidade reduzida e/ou deficiência, procurando informar cada vez mais todos para incluírem todos.