segunda-feira, 25 de julho de 2016

NOTÍCIAS » Notícias
Terça, 12 de julho de 2016

"O medo e o ódio têm a mesma origem." Entrevista com Zygmunt Bauman

"O medo é o demônio mais sinistro do nosso tempo", alertava há muitos anos o filósofo polonês Zygmunt Bauman. Olhando para o mundo ocidental, que, dos EUA à envelhecida Europa, parece ter sucumbido às pulsões mais furiosas como se tivesse se "médio-orientalizado", os fantasmas evocados pelo teórico da sociedade líquido, além de uma das mentes mais afiadas do pensamento contemporâneo, assumem dimensões épicas.
A reportagem é de Francesca Paci, publicada no jornal La Stampa, 11-07-2016. A tradução é de Moisés Sbardelotto.
Eis a entrevista.
Dallas, mas também os episódios xenófobos que se repetiram no Reino Unido depois do Brexit e, na Itália, porto dos migrantes, o refugiado nigeriano morto em Fermo. Professor Bauman, estamos passando da era do medo para a era do ódio?
Não há nenhuma passagem dos medos nascidos da nossa incerteza crônica à exibição de ódio em Dallas ou aosminipogroms ocorridos depois do Brexit nas ruas inglesas: são contemporâneos, só raramente eles são experimentados separadamente. Medo e ódio têm as mesmas origens e se alimentam da mesma comida: eles lembram os gêmeos siameses condenados a passar toda a vida na companhia recíproca. Em muitos casos, não apenas nasceram juntos, mas também só podem morrer juntos. O medo deve necessariamente buscar, inventar e construir os objetivos sobre os quais deve descarregar o ódio, enquanto o ódio precisa da qualidade assustadora dos seus objetivos como razão de ser: eles se entrechocam reciprocamente, só podem sobreviver assim.
Há uma relação de causalidade entre a difusão do "hate speech" (discurso de ódio) e as novas tensões étnicas e raciais?
A sua coincidência não é casual, mas nem predeterminada. Como toda aliança, é uma escolha política. Pelo que estamos vivendo, a escolha foi ditada pela simultaneidade de dois fenômenos. O primeiro, identificado pelo sociólogo alemão Ulrich Beck, é a estridente discrepância entre o fato de se ser atribuído a uma "situação cosmopolita" na ausência de uma "consciência cosmopolita" e sem os instrumentos adequados para geri-la.
O choque consequente entre instrumentos de controle político territorialmente limitados e poderes extraterritoriais incontroláveis e imprevisíveis produziu a "desregulamentação" multidirecional das condições de vida e saturou as nossas vidas de medo pelo futuro nosso e dos nossos filhos.
Esse medo era e continua sendo uma trindade envenenada, o encontro de três sentimentos obsessivos, ignorância, impotência e humilhação. Os poderes distantes e obscuros que nos condicionam vão além do nosso olhar e da nossa influência, assim como os nossos medos se movem entre forças que somos incapazes de domesticar ou conter. Se não sabemos rejeitar essas forças que ameaçam tudo o que nos é caro, não poderíamos, ao menos, mantê-los longe, proibir-lhes o acesso às nossas casas e aos locais de trabalho?
Não poderíamos, professor?
A entrada massiva e sem precedentes de refugiados é o segundo fenômeno a que eu me referia e contribuiu para dar a essa pergunta uma resposta credível e "de bom senso", embora falsa e enganosa, uma resposta elevada ao status de dogma de aspirantes políticos que farejam a chance de um forte apoio popular. É bálsamo para as almas atormentadas: os medos sem desafogo e, por isso, tóxicos não podem ser derramados sobre as suas verdadeiras causas – forças poderosas e tão distantes a ponto de serem imunes ao nosso ressentimento – mas podem, fácil e tangivelmente, ser derramados sobre aqueles que se parecem e se comportam como estrangeiro, dos vendedores ambulantes aos mendigos. As agressões étnicas e raciais são o remédio dos pobres contra a própria miséria. A sua eficácia é medida não pelo fato de resolverem a fragilidade da vida, mas de darem um alívio temporário ao tormento psicológico da impotência e da humilhação.
O medo, é claro. Mas a disseminação das armas nos EUA, a inanidade europeia sobre os migrantes, a internet não têm responsabilidade?
Essas não são causas: elas facilitam, até mesmo muito, ações que aquelas causas produzem. A internet e as mídias sociais podem servir, igualmente de forma eficaz, à inclusão assim como à exclusão, ao respeito e ao desprezo, à amizade e ao ódio. A responsabilidade de escolher recai diretamente sobre os nossos ombros de navegadores. Podemos usar a mesma faca para cortar pão ou gargantas: para qualquer uso que ela se destine, quem a detém a quer afiada. A web afia os instrumentos, mas nós escolhemos a sua aplicação.
Ainda é o "sono da razão"?
Como dizia o filósofo alemão Leo Strauss, sempre houve e sempre haverá mudanças inesperadas de ponto de vista que modificam radicalmente o saber anterior: toda doutrina, por mais definitiva que pareça, será, mais cedo ou mais tarde, suplantada por outra. Outros já disseram isto: o tribalismo é a resposta para o porquê as diferenças entre grupos da população são sempre reduzidos a uma relação inferior/superior.

PARA LER MAIS:


  • 06/06/2016 - Felicidade, privilégio para todos. Entrevista com Zygmunt Bauman
  • 01/06/2016 - Um fantasma ronda a terra da democracia: o homem (ou mulher) forte. Artigo de Zygmunt Bauman
  • 29/03/2016 - "Se cedermos ao medo, a democracia morrerá." Entrevista com Zygmunt Bauman
  • 14/03/2016 - Bauman examina crise da internet e da política
  • 01/02/2016 - Internet: o ódio que suspende a ética. Artigo de Zygmunt Bauman
  • 12/01/2016 - Zygmunt Bauman: “As redes sociais são uma armadilha”
  • 19/11/2015 - Bauman, 90 anos: "Sou sempre estrangeiro. A minha consciência é o único juiz"
  • 16/11/2015 - A esperança da Boa Nova. Entrevista com Zygmunt Bauman
  • 26/08/2015 - Zygmunt Bauman, “seus netos continuarão pagando os 30 anos da orgia consumista”
  • 17/06/2015 - “Somos obstáculos do nosso bem-estar e por isso os migrantes nos dão medo”, diz Zygmunt Bauman
  • http://www.ihu.unisinos.br/noticias/557602-qo-medo-e-o-odio-tem-a-mesma-origemq-entrevista-com-zygmunt-bauman
  • Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Oferecemos arquivo de textos específicos, de documentos, leis, informativos, notícias, cursos de nossa região (Americana), além de publicarmos entrevistas feitas para sensibilizar e divulgar suas ações eficientes em sua realidade. Também disponibilizamos os textos pesquisados para informar/prevenir sobre crescente qualidade de vida. Buscamos evidenciar assim pessoas que podem ser eficientes, mesmo que diferentes ou com algum tipo de mobilidade reduzida e/ou deficiência, procurando informar cada vez mais todos para incluírem todos.