quarta-feira, 20 de julho de 2016

Aumentar / diminuir a letra Diminuir / Aumentar a letra
NOTÍCIAS » Notícias

Até metade dos alimentos produzidos no mundo acaba no lixo, diz ONU

lixeira é destino de 30% dos cereais20% das sementescarnes e laticínios35% dos peixes e entre 40% e 50% de vegetais e frutas. Parte destes alimentos que iria para o lixo por serem "feios" acaba na mesa de pessoas de baixa renda ou em situação de vulnerabilidade.
Os dados são apresentados em um relatório de 2015 da FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura).
A reportagem é de Phillippe Watanabe, publicada por Folha de S. Paulo, 20-07-2016.
Nos Estados Unidos, distribuidores e consumidores desperdiçam cerca de 60 mil toneladas de alimentos, segundo dados do governo. Isso equivale a aproximadamente um terço do que é plantado no país. Alguns especialistas acreditam que quase metade do que é produzido nos EUA acaba no lixo.
Já no Brasil, o desperdício de alimentos pode chegar a 40 mil toneladas por ano, de acordo com dados da Embrapa de 2014.
Um dos motivos é que, quando estão fazendo compras em feiras e supermercados, os consumidores desprezam alimentos com pequenos machucados, que não são esteticamente perfeitos ou que estão próximos da data de vencimento. Os feirantes tentam driblar este comportamento vendendo bacias e sacos de frutas e legumes.
Segundo José Torres, presidente do Sindicato dos Feirantes do Estado de São Paulo, os vendedores chegam a incentivar a compra para fazer sucos e molhos, mas, quando todas as tentativas falham, o destino do que sobra na feira é o lixo.
"A gente quer sempre aquele tomate que viu no anúncio", afirma Rene Lopo, assessor técnico do Mesa Brasil, programa que tenta recuperar alimentos que seriam jogados fora por estarem fora dos padrões de comercialização.
Os alimentos que são desprezados pelos consumidores acabam na mesa de pessoas em situação de vulnerabilidade. Este processo costuma ser intermediado pelos bancos de alimentos, organizações e projetos cada vez mais comuns.
Crianças e idosos são os principais atendidos por estes bancos, segundo Lopo. O destino dos alimentos são casas de repouso, abrigos e até mesmo albergues públicos em alguns casos.
"Para a gente não tem problema eles [as verduras e frutas] serem feios. Não tem nada estragado, nada podre", afirmaRoberta Aidar, gestora da Associação Maria Helen Drexel, organização que acolhe crianças vítimas de negligência ou violência.
Ceagesp (Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo) e o Mesa Brasil estão entre os doadores dos alimentos recebidos pela entidade que Aidar gerencia. "As crianças não veem problema nenhum [nos alimentos]", diz Roberta.
Maiores redes de supermercados do país, os grupos Pão de Açúcar e Carrefour têm projetos voltados para a questão. Segundo eles, as doações de ambos resultam em mais de cinco mil toneladas de frutas, verduras e legumes.

PARA LER MAIS:


  • 20/07/2016 - Produção de alimentos é suficiente, mas, com a desigualdade de renda e o desperdício, ainda há fome no país
  • 01/06/2016 - Comissão de Meio Ambiente da Câmara aprova regras para reduzir desperdício de alimentos
  • 03/05/2016 - Contra desperdício, noivos servem em casamento comida que ia para o lixo
  • 29/09/2015 - Reduzir desperdício de alimentos
  • 10/07/2015 - Desperdício de água no país equivale a seis Cantareiras, diz Instituto Trata Brasil
  • 09/06/2015 - Desperdício de alimentos chega a 300 milhões de toneladas por ano
  • 04/05/2015 - Comida e desperdício – um desafio a vencermos todos juntos
  • 28/04/2015 - Iniciativa da FAO quer reduzir o desperdício de alimentos no Brasil
  • 25/04/2015 - Desperdício de alimentos custa milhões para as cidades
  • 16/03/2015 - Desperdício: Perdas na produção de trigo no RS superam 10%
  • 18/12/2014 - Iniciativas evitam o desperdício e comida que iria para o lixo alimenta mais de 1,6 milhão de brasileiros
  • 18/11/2014 - Contra desperdício, restaurante na França incentiva cliente a levar sobras
  • 04/11/2014 - Um aplicativo para evitar o desperdício de alimentos
  • 17/10/2014 - Dia Mundial da Alimentação leva à reflexão sobre o desperdício
  • 23/09/2014 - O desperdício de alimentos em nível mundial representa perdas de quase dois bilhões de euros
  • 01/09/2014 - Desperdício e perda de alimentos. Impactos sociais, econômicos e ambientais
  • 29/07/2014 - Fim ao desperdício de alimentos: conheça a história do Pay as You Feel Cafe
  • 04/07/2014 - Relatório traça as origens e as causas do desperdício global de alimentos
  • 02/03/2016 - Mais prazo para os lixões?
  • http://www.ihu.unisinos.br/noticias/557933-ate-metade-dos-alimentos-produzidos-no-mundo-acaba-no-lixo-diz-onu
  • Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Oferecemos arquivo de textos específicos, de documentos, leis, informativos, notícias, cursos de nossa região (Americana), além de publicarmos entrevistas feitas para sensibilizar e divulgar suas ações eficientes em sua realidade. Também disponibilizamos os textos pesquisados para informar/prevenir sobre crescente qualidade de vida. Buscamos evidenciar assim pessoas que podem ser eficientes, mesmo que diferentes ou com algum tipo de mobilidade reduzida e/ou deficiência, procurando informar cada vez mais todos para incluírem todos.