terça-feira, 12 de julho de 2016

Low Carb - Reflexões sobre saúde e alimentação


Posted: 07 Jul 2016 05:53 PM PDT



Um artigo que não poderia faltar no blog lipidofobia publicado na revista Men's Health, do admirável cardiologista dr Assem Malhotra, sobre um dos temas mais básicos para a promoção de saúde da população. Uma declaração pessoal corajosa e despojada. Uma síntese de muitos artigos publicados anteriormente.

 A VERDADE SOBRE A GORDURA SATURADA E O AÇÚCAR

Título original: A verdade sobre a gordura saturada e o açúcar finalmente explicado

Artigo publicado pela Men's Health em 23/05/2016
Autor Dr Aseem Malhotra

Outro estudo sobre a gordura, outro resultado contraditório. De acordo com a nova pesquisa da Universidade de Harvard, a gordura saturada, como a encontrada na recentemente redimida manteiga, aumenta o risco de doenças cardíacas, câncer e demência. Na busca de uma palavra final, nós procuramos um dos membros fundadores da Colaboração em Saúde Pública, Dr. Aseem Malhotra, para explicar a verdade por trás do que estamos comendo.

Dr Aseem Malhotra
Esta manhã, como faço quase todos os dias, eu tenho meu café da manhã com um omelete de três ovos cozido em óleo de coco, mais um café com leite integral. Eu gosto de uma fatia de queijo gordo em meu almoço, servido uma dose generosa de azeite em minha salada à noite e como nozes durante todo o dia. Em suma, eu tenho ingerido uma boa quantidade de gordura e, como um cardiologista que tratou milhares de pessoas com a doença cardíaca, isso pode parecer uma forma particularmente peculiar de se comportar. A gordura, afinal, se incrusta em nossas artérias e se amontoa em nosso sobrepeso - ou pelo menos é o que o prevalente aconselhamento médico e dietético tem nos levado a crer. Como resultado, a maioria de nós já passou anos evitando alimentos integrais ricos em gordura em favor de seus equivalentes de 'baixo teor de gordura', na esperança de que isso vai nos deixar mais em forma e saudáveis.
No entanto, agora estou convencido que ao invés disso temos promovido danos incalculáveis: longe de ser a melhor coisa para a saúde ou para a perda de peso, uma dieta de baixa gordura é o oposto. Na verdade, eu iria tão longe a ponto de dizer que a mudança no aconselhamento dietético de 1977 no sentido de restringir a quantidade de gordura que deveríamos comer ajudou a fomentar a epidemia da obesidade desencadeada nos dias de hoje. É uma afirmação ousada, mas eu acredito que é sustentada por um conjunto de recentes pesquisas.
(Relacionado: A maneira saudável de adicionar o queijo à sua dieta)
Atualmente eu tenho chamado a atenção de meus pacientes - muitos dos quais estão lidando com debilitantes problemas cardíacos - para evitar qualquer coisa com o rótulo «baixo teor de gordura". Mais do que isso, eu lhes digo, para adotarem laticínios integrais em gordura e outras gorduras saturadas dentro do contexto de um plano de alimentação saudável. É uma instrução que às vezes é recebido com a boca aberta de espanto, juntamente com o meu pedido não usarem qualquer coisa que prometa reduzir o colesterol - mais um daqueles decretos que são contadas pode promover usma saúde cardíaca e arterial ideal.
Como veremos, a realidade tem muito mais nuances: em alguns casos, a redução dos níveis de colesterol pode realmente aumentar a morte cardiovascular e mortalidade, enquanto que em pessoas saudáveis ​​com mais de sessenta anos e um colesterol mais elevado estará associado a um menor risco de mortalidade. Por que, exatamente, veremos mais tarde.
Primeiro, porém, quero deixar bem claro que até muito recentemente, eu também assumi que manter a gordura a um mínimo era a chave para manter-se saudável e elegante. Na verdade, dizer que a minha dieta girava em torno de carboidratos é provavelmente um eufemismo: cereal com açúcar, torradas e suco de laranja para o desjejum, um panini para o almoço e massas para o jantar não seria um menu diário incomum. Um sólido bom combustível, ou assim eu pensava, especialmente como sou um entusiasmado desportista e corredor. Ainda assim, eu tinha uma faixa de gordura em volta do meu estômago, que qualquer quantidade de futebol e corrida parecia modificar.
Isso, porém, não era a razão pela qual eu comecei a explorar a mudança no que eu comia. Esse processo começou em 2012, quando li um artigo chamado 'A verdade tóxica sobre o açúcar' de Robert Lustig na revista científica Nature. Nele, Lustig, um Professor de Pediatria, que também trabalha na Universidade do Centro da Califórnia para a Avaliação de obesidade, disse que os perigos para a saúde humana causados ​​pela adição de açúcar eram tais que os produtos embalados com ele deveriam ter as mesmas advertências dos etílicos. Foi uma grande surpresa: como um médico como eu que já sabia muito de qualquer coisa é ruim para você, mas aqui era alguém nos dizendo que algo que a maioria de nós come sem pensar todos os dias estava, lentamente, a nos matar.
Quanto mais eu olhava para ele, mais ele tornou-se claro para mim que era o açúcar, e não a gordura, que estava causando tantos dos nossos problemas - e é por isso, juntamente com um grupo de colegas médicos especialistas que lançamos o grupo de lobbyAction on Sugar no ano passado com o objetivo de persuadir a indústria de alimentos para reduzir a adição de açúcar em alimentos processados.
Em seguida, no início deste mesmo ano eu tive um outro momento de iluminação. Em fevereiro, Karen Thomson, a neta do pioneiro em transplante de coração, o cirurgião Christian Barnard, e Timothy Noakes, professor altamente respeitado do Exercise and Sports Medicine at the University, de Cape Town, me convidaram para falar na primeira reunião mundial de cúpula "low carb" na África do Sul. Fiquei intrigado, especialmente com os anfitriões da conferência que são dois personagens fascinantes. A ex-modelo, Thomson corajosamente lutou contra uma série de vícios incluindo álcool e cocaína, mas ultimamente é outro pó – um que  ela rotula de "puro, branco e mortal' - que resultou na abertura do  primeiro centro clínico de reabilitação do vício em carboidratos e açúcar do mundo, na Cidade do Cabo.
Noakes, por sua vez, recentemente realizou uma reviravolta muito notável no aconselhamento dietético que ele mesmo expôs na maioria do tempo de sua ilustre carreira: isto é, que os atletas precisam ter uma carga de carboidratos para melhorar seus desempenhos. Um corredor de maratona, que foi considerado o garoto-propaganda das dietas ricas em carboidratos para atletas - acabou desenvolvendo diabetes tipo 2. Efetivamente rasgando páginas de seu próprio livro, Noakes diz agora aos atletas - e isso vale para aqueles de nós que gostamos de correr ao redor de um parque também – que podem obter a sua energia a partir de cetonas, não de glicose. Isto é, a partir de gorduras e não de açúcar.
Ao lado deles foram quinze palestrantes internacionais que vão desde médicos, acadêmicos e ativistas de saúde, que entre eles produziram uma eloquente desconstrução, baseada em evidências, do pensamento do "baixo teor de gordura" -, assim como sugerindo que é o consumo de carboidratos, e não de alimentos gordurosos, que está alimentando a nossa epidemia de obesidade.
(Relacionados: Saúde Masculina investiga epidemia de diabetes da Grã-Bretanha)
A abertura da conferência teve Gary Taubes, um ex-físico de Harvard que escreveu The Diet Delusion(A dieta enganosa), onde ele argumentou que são os carboidratos refinados que são responsáveis ​​por doenças cardíacas, diabetes, obesidade, câncer e muitas outras das nossas doenças ocidentais. O livro causou polêmica quando foi lançado há sete anos, mas sua mensagem está finalmente ganhando força. E essa mensagem é esta: a obesidade não é sobre quantas calorias comemos, mas o que nós comemos. Os carboidratos refinados abastecem a produção excedente de insulina, que por sua vez promove o armazenamento de gordura. Em outras palavras: não são as calorias provenientes da própria gordura que são o problema.

É uma mensagem robusta que foi reforçada cada vez mais na conferência. Tome o médico de família sueco Dr. Andreas Eenfeldt, que dirige o blog de saúde mais popular do país: Diet Doctor. Em seu país de origem, os estudos mostram que até vinte e três por cento da população estão abraçando uma dieta com alto teor de gordura e baixo carboidrato. Uma bomba-relógio de tempo que você poderia imaginar - mas ao contrário das expectativas, enquanto que as taxas de obesidade estão a subir em qualquer outro lugar, eles já estão começando a mostrar um declínio lá.
Mais pesquisas sobre essa correlação ainda estão para serem realizadas - mas, entretanto, o Conselho Sueco de Tecnologia da Saúde fez a sua clara posição. Após uma revisão de dois anos envolvendo dezesseis cientistas, concluiu que uma dieta com alto teor de gordura, baixa em carboidratos pode não só ser o melhor para perda de peso, mas também para a redução de vários marcadores de risco cardiovascular em obesos. Em suma, como Dr Eenfeldt disse na conferência, 'Você não engordam por comer alimentos gordurosos, assim como você não ficam verdes por comer vegetais.'
Isto, é claro, é uma mensagem difícil para muitos de engolir; particularmente para pacientes cardíacos, a maioria dos quais passou anos perseguindo uma dieta de baixo teor de gordura, reduzida em colesterol, como a melhor maneira de preservar a saúde do coração.
É uma mensagem de saúde pública que foi promovida pela primeira vez na década de sessenta, após o estudo respeitado globalmente Framingham Heart que crucificou o colesterol elevado como um importante fator de risco para doença cardíaca. É uma pedra angular das mensagens governamentais e de saúde pública - ainda que as pessoas não soubessem que esse estudo também levantou algumas estatísticas mais complexas. Como esta: para cada 1 mg / dl de queda por ano nos níveis de colesterol em pessoas que participaram do estudo, houve um aumento de 14% na mortalidade cardiovascular e um aumento de 11% na mortalidade nos 18 anos seguintes, para aqueles com idade superior a 50 anos.
Não é a única estatística que não se assenta com a prevalecente mensagem anti-colesterol: em 2013, um grupo de acadêmicos estudaram dados previamente não publicados de um estudo primordial feito no início dos anos setenta, conhecido como o estudoSydney Diet Heart. Eles descobriram que os pacientes cardíacos que substituíram a manteiga pela margarina tiveram um aumento da mortalidade, apesar de uma redução de 13% no colesterol total. E o estudo Honolulu Heart publicado no Lancet em 2001 concluiu que, em pessoas com mais de sessenta anos um colesterol total elevado é inversamente associado com o risco de morte. Surpreendente, não é? Um colesterol mais baixo não é em si uma marca de sucesso, ele só funciona em paralelo com outros marcadores importantes, como uma redução nas medidas da cintura e diminuição dos marcadores sanguíneos para diabetes.
Por outro lado, uma enorme quantidade de evidências sugere que, longe de contribuir para problemas cardíacos, tendo os laticínios integrais em gordura em sua dieta pode realmente protegê-lo de doenças cardíacas e diabetes tipo 2. O que a maioria das pessoas não conseguem entender é que, quando se trata de dieta, são os polifenóis e ácidos graxos ômega 3 abundantes em óleo extra-virgem de oliva, nozes, peixes gordos e os vegetais que ajudam a reduzir rapidamente a trombose e inflamação independente das alterações no colesterol. No entanto, os laticínios integrais em gordura se mantiveram demonizados - até agora.

Em 2014, dois estudos do Cambridge Medical Research Council concluíram que as gorduras saturadas na corrente sanguínea que proveram de produtos lácteos foram inversamente associadas com a diabetes tipo 2 e doenças cardíacas. O que significa que em quantidades moderadas - ninguém aqui está falando sobre devorar uma tábua de queijos em uma sentada - o queijo é realmente um defensor da boa saúde e longevidade. O mesmo estudo, aliás, constatou que o consumo de amido, açúcar e álcool estimula a produção de ácidos graxos realizada pelo fígado que se correlacionam com um aumento do risco de estas doenças mortais.
É em torno da diabetes tipo 2, de fato, que a mensagem pró-carbos e anti-gordura das últimas décadas tem feito alguns dos maiores danos. Um grande número de pacientes que sofrem de diabetes tipo 2 - o tipo mais comum - estão se esforçando sob o equívoco perigoso de que uma alimentação com baixo teor de gordura, mas rica em carboidratos e amido vai ajudar a ação de seus medicamentos ser mais eficaz. Eles não podem estar mais errados. No início deste ano, uma revisão crítica na respeitada revistaNutrition concluiu que a restrição de carboidratos na dieta é uma das intervenções mais eficazes para reduzir as características da síndrome metabólica.
Seria melhor mudar o nome de diabetes tipo 2 para "doença de intolerância aos carboidratos". Tente no entanto dizer isso ao público. Como o homem que ligou para um programa de rádio nacional em Cape Town em que eu estava tomando parte para discutir a relação entre dieta e doenças cardíacas. Diagnosticado com diabetes tipo 2, ele estava sob a impressão de que ele tinha que consumir açúcar para que assim seus medicamentos para diabetes pudessem 'Funcionar' - quando na verdade ele estava rumando na piora de seus sintomas. E quantos médicos e pacientes sabem que, apesar de alguns destes medicamentos para controlar a glicose no sangue possam - marginalmente - reduzir o risco de desenvolver doença renal, doença ocular e neuropatia, eles realmente não têm qualquer impacto sobre ataque cardíaco, AVC risco ou reduzir as taxas de mortalidade? Pelo contrário, taxas  perigosamente baixas de glicose no sangue pela super-medicalização de remédios para diabetes tem sido responsável por cerca de 100.000 atendimentos de emergência por ano nos Estados Unidos.
Mas quem pode culpar o público para tais percepções equivocadas? Na minha opinião uma tormenta perfeita do financiamento para investigação tendenciosa, reportagens tendenciosas da mídia e conflitos de interesse comercial têm contribuído para uma epidemia de médicos mal informados e pacientes mal informados. O resultado é uma nação de viciados em açúcar super medicados que estão comendo mal e cheio de pílulas numa caminhada de anos de sofrimento com doenças debilitantes crônicas e uma morte prematura.
É por isso que, hoje em dia, eu raramente toco em pães, me livrei de todos os açúcares adicionados e tornei a gordura como parte da minha variada dieta de inspiração mediterrânica. Sinto-me melhor, tenho mais energia e - embora eu não tivesse a intenção de fazê-lo - eu perdi esse pneu adiposo em torno da minha cintura, apesar de reduzir o tempo que eu gasto em exercícios.
Talvez você não possa encarar de fazer todas essas mudanças de uma só vez. Nesse caso, se você fizer uma coisa, reflita sobre isso: da próxima vez que você estiver no supermercado e fique tentado a pegar um pacote de rótulo com baixo teor de gordura, ao invés compre um pacote de manteiga ou, melhor ainda, uma garrafa de azeite extra virgem. Seu coração vai agradecer por isso. O pai da moderna medicina, Hipócrates, disse uma vez, "Deixe o alimento ser seu remédio e o remédio o teu alimento". Agora é o momento de deixamos a "gordura" ser o remédio.



Fonte: 

Low Carb - Reflexões sobre saúde e alimentação

lipidofobia.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oferecemos arquivo de textos específicos, de documentos, leis, informativos, notícias, cursos de nossa região (Americana), além de publicarmos entrevistas feitas para sensibilizar e divulgar suas ações eficientes em sua realidade. Também disponibilizamos os textos pesquisados para informar/prevenir sobre crescente qualidade de vida. Buscamos evidenciar assim pessoas que podem ser eficientes, mesmo que diferentes ou com algum tipo de mobilidade reduzida e/ou deficiência, procurando informar cada vez mais todos para incluírem todos.