terça-feira, 12 de julho de 2016

NOTÍCIAS » Notícias
Sexta, 08 de julho de 2016

"Não é não": Alemanha muda lei dos crimes sexuais

A nova lei, aprovada por unanimidade no parlamento alemão, prevê uma redefinição do que é considerado violação.
O Parlamento alemão passou esta quinta-feira uma lei que altera a definição de violação. Com esta redefinição a lei passa a ser mais dura. Se a vítima disser “não” significa “não”, ou seja já não será necessário que a vítima tenha tentado resistir fisicamente ao agressor para que seja considerado uma violação, como até agora acontecia.
A reportagem é de Filipa de Sousa, publicada por Público, 07-07-2016.
O novo texto adotado com unanimidade no Bundestag, em Berlim – 601 votos a favor , e que altera o artigo 177 do Código Penal, considera crime todo o ato sexual cometido “contra a vontade identificável da outra pessoa”. A aprovação da lei mereceu uma ovação de pé. O artigo – que remonta a 1998  considerava que se tratava de um crime de violação quando as relações sexuais aconteciam “com recurso a violência, sendo uma ameaça para a vida ou integridade física”, ou quando a vítima era “privada de qualquer defesa”, explicou a AFP.
A nova lei prevê que basta a vítima não dar consentimento para que a relação sexual seja considerada violação, indo ao encontro do artigo 36.º da Convenção do Conselho da Europa para a Prevenção e o Combate à Violência Contra as Mulheres e a Violência Doméstica, assinado em 2011 em IstambulTurquia, pelos Estados-membros do Conselho da Europa.
A lei terá ainda de passar pelo Bundesrat – o senado  no final do ano, mas o secretário-geral do Conselho da Europa, Thorbjorn Jagland, já se manifestou, dizendo que a aprovação da lei será “uma etapa importante para aeliminação da violência contra as mulheres” e “deverá encorajar” outros governos, citou a AFP.
“No passado houve casos em que as mulheres eram violadas mas os criminosos não eram punidos. A alteração da lei vai ajudar a aumentar o número de vítimas que decidem apresentar queixa, diminuir o número de casos que são arquivados e assegurar que os abusos sexuais são punidos devidamente”, comentou Manuela Schwesig, ministra alemã para as Mulheres. Na Alemanha, apenas uma em dez vítimas de violação apresenta queixa e apenas 10% dessas queixas resultam em condenações, revelou a BBC, que citou o site alemão n-tv.
No entanto, também houve reações negativas a estas alterações. Sabine Rückert, num artigo publicado no jornal alemão Die Zeit, escreveu que a reforma da lei é “desnecessária” e que pode levar a falsas denúncias por parte de mulheres que tenham outras intenções. Já o diário alemão Tagesspiegel escreveu, segundo a AFP, que o alargamento da definição de violação não resolve um problema comum nestes casos – não haver testemunhas e ser a palavra de um contra outro.
O artigo 177 de 1998 já era há muito tempo criticado pelo seu carácter restritivo. BFF, um movimento de apoio a vítimas de violência na Alemanha, divulgou um relatório em 2014 onde contabilizaram 107 casos de agressores que não foram punidos por violação – seja porque não foram apresentadas queixas ou por não terem sido condenados. Este estudo salientou que o texto anterior dava demasiado relevo ao fato da vítima ter ou não tentado debater-se contra o violador, não refletido casos reais, avançou a BBC.
Houve vários acontecimentos recentes na Alemanha que contribuíram para uma revolta geral da população, que se reflectiu no movimento “Não é não” que se espalhou pelas redes sociais.
Na noite de passagem de ano, na cidade de Colônia, cerca de 90 mulheres disseram ter sido roubadas, ameaçadas ouagredidas sexualmente por homens – nenhum deles foi condenado. Na altura os crimes foram associados a imigrantes e a refugiados que teriam chegado recentemente à Alemanha, levando a acentuar ainda mais o debate sobre o acolhimento de refugiados no país. A investigação concluiu que os homens não eram um grupo de refugiados sírios, desmentindo o que tinha sido dito inicialmente. No entanto, esta nova lei também torna mais fácil expulsar do país estrangeiros que tenham cometido crimes sexuais.
Outro caso mais recente e que gerou uma onda de revolta foi o da modelo alemã Gina-Lisa LohfinkLohfink, de 29 anos, declarou ter sido drogada e violada por dois homens. O acto foi registado em vídeo, onde se houve a modelo dizer “não” e “parem”. O juiz conclui que o “não” tinha sido à gravação e não às relações sexuais e que por isso a actriz tinha prestado depoimentos falsos - foi condenada a pagar uma multa de 24 mil euros.

PARA LER MAIS:


  • 02/06/2016 - Sobre como é difícil criar um filho não machista em um mundo machista
  • 30/05/2016 - O mapa da violência machista
  • 30/05/2016 - "As pessoas não estupram porque estão loucas, estupram porque são machistas"
  • 17/11/2015 - O levante das mulheres contra o projeto que exige prova do estupro
  • 07/07/2016 - Estupro no Vale dos Sinos - indicadores desta cultura
  • 28/06/2016 - “O Brasil todo está falando da cultura do estupro hoje, mas ainda é pouco”
  • 17/06/2016 - No Rio de Janeiro, um estupro a cada duas horas
  • 07/06/2016 - Pai de acusado de estupro diz que "preço é alto" por um "ato de 20 minutos"
  • 07/06/2016 - Como provei para o mundo que estupro cometido por um conhecido era algo real
  • 04/07/2016 - Caso Luiza Brunet: para advogadas, violência doméstica independe de classe social
  • 20/06/2016 - "Minha mãe morreu na mão de um companheiro", diz vítima de violência doméstica
  • 27/05/2016 - 'A Índia é aqui': Impunidade fez estupro coletivo virar motivo de ostentação, diz promotora
  • 06/06/2016 - História mostra por que tantas mulheres se calam sobre estupro
  • 06/01/2016 - Assédio massivo contra mulheres causa indignação na Alemanha
  • http://www.ihu.unisinos.br/noticias/557502-qnao-e-naoq-alemanha-muda-lei-dos-crimes-sexuais
  • Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Oferecemos arquivo de textos específicos, de documentos, leis, informativos, notícias, cursos de nossa região (Americana), além de publicarmos entrevistas feitas para sensibilizar e divulgar suas ações eficientes em sua realidade. Também disponibilizamos os textos pesquisados para informar/prevenir sobre crescente qualidade de vida. Buscamos evidenciar assim pessoas que podem ser eficientes, mesmo que diferentes ou com algum tipo de mobilidade reduzida e/ou deficiência, procurando informar cada vez mais todos para incluírem todos.