quinta-feira, 9 de julho de 2015

O peso adequado preserva a saúde de todo o organismo

TER, 07 DE JULHO DE 2015 01:02      ACESSOS: 524
Imprimir PDF

Foto: BN

Quer emagrecer? Então faça as pazes com a balança: pese-se todo dia!
Um estudo norte-americano descobriu que se pesar diariamente e registar o peso por escrito, facilita a tarefa de quem quer emagrecer.
Isso obriga a prestar atenção nos números e a pensar sobre quanto pesamos e quanto comemos.
A pesquisa, feita durante dois anos na Universidade de Cornell, nos EUA, acaba de ser publicada na revista científica Journal of Obesity.

Motivação
"[Para fazer a diferença] basta uma balança de casa-de-banho e uma folha de cálculo 'Excel' ou de papel quadriculado", realça Levitsky.

Ele explica que as pesagens regulares "obrigam a que haja consciência da relação entre o que comemos e o que pesamos". 

Embora muitos especialistas defendam que a subida diária à balança não é recomendável, o nutricionista assegura que este estudo prova o contrário.
 
De acordo com a equipe, aqueles que se pesam diariamente têm maior motivação para manter comportamentos benéficos para a dieta, como comer menos ou fazer caminhadas. 

"Achamos que a balança torna as pessoas mais conscientes sobre da alimentação e permite que façam escolhas consistentes com o seu peso", justifica Levitsky.
 
Agora os pesquisadores vão continuar a testar a eficácia deste método em um programa de prevenção de ganho de peso entre os estudantes da Universidade de Cornell, que termina em 2016 e preparam-se, igualmente, para aplicá-lo em crianças e adolescentes com excesso de peso.
 
Levitsky e os colegas planeiam também "apurar se este método pode prevenir o ganho de peso relacionado com o envelhecimento", já que a maioria das pessoas começa a engordar a partir dos 40 anos.

A pesquisa
Os cientistas, liderados por David Levitsky, professor de psicologia e nutrição, seguiram 162 indivíduos (homens e mulheres) que foram divididos aleatoriamente em dois grupos - um de intervenção e outro de controlo.
 
Aos indivíduos do grupo de controle foi pedido que perdessem 1% do peso corporal através de qualquer método pretendido. 

"Como não quisemos 'receitar' [uma solução para a perda de peso], todos o fizeram à sua maneira: reduziram o tamanho das porções, acabaram com os aperitivos ou saltaram uma refeição", conta Levitsky.

Ele explica que a perda de 1% do peso implica apenas "o corte de cerca de 150 calorias diárias durante duas semanas".
 
Depois de manterem a perda de peso conseguida durante 10 dias, os voluntários foram convidados a atingir uma nova meta: perder mais 1% do peso, e foram renovando o objetivo até perderem 10% do peso corporal que tinham no início da pesquisa.

Resultado: tanto os homens como as mulheres emagreceram, mas a perda de peso foi especialmente assinalável entre os participantes do sexo masculino.
Para ver o estudo completo, em inglês clique aqui.
Com informações do BoasNotícias
http://www.sonoticiaboa.com.br/noticia.php?i=6298

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oferecemos arquivo de textos específicos, de documentos, leis, informativos, notícias, cursos de nossa região (Americana), além de publicarmos entrevistas feitas para sensibilizar e divulgar suas ações eficientes em sua realidade. Também disponibilizamos os textos pesquisados para informar/prevenir sobre crescente qualidade de vida. Buscamos evidenciar assim pessoas que podem ser eficientes, mesmo que diferentes ou com algum tipo de mobilidade reduzida e/ou deficiência, procurando informar cada vez mais todos para incluírem todos.