sexta-feira, 17 de julho de 2015

‘O velho, mesmo curvado, sempre
está de pé’, define Mãe Stella

Aos 90 anos, ialorixá chama a atenção para a sabedoria dos idosos
“Eu fui agraciada pelo infinito de completar 90 anos”. A dona dessa frase sabe do que está falando. Mãe Stella de Oxóssi é ialorixá do Ilê Axé Opó Afonjá, em São Gonçalo, Salvador, e imortal da Academia de Letras da Bahia. Com 75 anos de iniciação no candomblé, já aprendeu muito sobre a vida dentro e fora de um terreiro. No quadro Em Off, exibido no Aprovado do dia 11, a mãe de santo compartilhou seus saberes e reflexões sobre velhice e espiritualidade.
A ialorixá explica que a vida é feita de dimensões, e que cada fase é propícia para uma atividade. “Eu penso que até os 40 anos se está na idade de fazer filhos; dos 40 aos 80, na idade de namorar; dos 80 aos 120, na idade de sentar para esperar a velhice chegar”, conta. E quem disse que Mãe Stella espera a velhice sentada? Ela conta que come e bebe de tudo, exceto os alimentos que fazem parte do ewo ou quizila, grupo de substâncias que não podem ser ingeridas ou tocadas por um iniciado no candomblé.
Após a iniciação, ela percebeu a necessidade de compreender algumas coisas. “Só Deus não muda, tudo muda”, pontua como um dos ensinamentos que ganhou ao longo da caminhada no Ilê. E para que as coisas mudem, existe uma solução, de acordo a crença de Mãe Stela: “minha esperança são os jovens de 0 a 99 anos”, conclui. Reveja a entrevista e anote os conselhos da ialorixá.
Curta a fan page do Aprovado e siga o programa no Twitter.
http://gshow.globo.com/Rede-Bahia/Aprovado/noticia/2015/07/o-velho-mesmo-curvado-sempre-esta-de-pe-define-mae-stella.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oferecemos arquivo de textos específicos, de documentos, leis, informativos, notícias, cursos de nossa região (Americana), além de publicarmos entrevistas feitas para sensibilizar e divulgar suas ações eficientes em sua realidade. Também disponibilizamos os textos pesquisados para informar/prevenir sobre crescente qualidade de vida. Buscamos evidenciar assim pessoas que podem ser eficientes, mesmo que diferentes ou com algum tipo de mobilidade reduzida e/ou deficiência, procurando informar cada vez mais todos para incluírem todos.