quinta-feira, 9 de julho de 2015

TER, 07 DE JULHO DE 2015 01:06      ACESSOS: 721
Imprimir PDF
 

Foto: Estocolmo/ Olivier Morin/Getty
Como será viver nas 5 cidades mais seguras do mundo?
Esquecer um celular, um laptop, uma carteira num restaurante, por exemplo... 
A BBC foi atrás dessa resposta:  conversou com moradores de Osaka, Amsterdã, Sydney, Estocolmo e Cingapura, as metrópoles tidas como as mais seguras e estáveis do mundo, segundo um ranking da consultoria Economist Intelligence Unit: 
A lista leva em consideração fatores como segurança pessoal, estabilidade da infraestrutura, saúde pública e segurança digital.

Osaka, Japão
Junto com Tóquio (nomeada como a cidade mais segura do mundo), Osaka incorpora a tranquilidade que pode ser sentida em todo o Japão. 

“É tanta segurança que os moradores locais estão acostumados a deixar seus pertences em uma mesa de café enquanto vão fazer seu pedido. É algo impensável em outros países”, diz o britânico Daniel Lee, fundador da revista de língua inglesa Kansai Scene e que adotou o Japão há 17 anos.

Osaka é conhecida por ser um centro de negócios, onde muitas pessoas trabalham até tarde e voltam para casa no meio da noite. 

“Mesmo de madrugada, é possível ver executivos nos trens, e os principais terminais estão o tempo todo cheios”, conta Yoshie Yamamoto, que deixou Kyoto há 25 anos e dirige o mais antigo teatro Noh de Osaka.

Amsterdã, Holanda
Com menos de 1 milhão de habitantes, Amsterdã é relativamente pequena em comparação a outras cidades na lista da Economist Intelligence Unit.

“Eu me sinto incrivelmente seguro aqui”, afirma Toni Hinterstoisser, gerente de um grande hotel e que adotou Amsterdã após ter deixado Nova York, há três anos. “As pessoas têm uma mentalidade mais aberta e ninguém se agita por bobagem.”

Enquanto todos os bairros são considerados seguros, os que ficam mais ao sul, como De Pijp ou Oud-Zuid estão mais na moda. O bairro de Oud-West fica a apenas 2 quilômetros do centro e perto do Vondelpark, o maior parque da cidade.


Foto: Amsterdã/Dean Mouhtaropoulos/Getty

Sydney, Austrália

Apesar de ser a maior cidade da Austrália, a cultura de vizinhança de Sydney mantém a sensação de segurança entre seus habitantes.

“Nós tomamos conta uns dos outros”, diz Richard Graham, nativo de Sydney e proprietário de uma empresa de turismo local. “Se alguém tem um jeito suspeito, nós avisamos nossos vizinhos e logo depois todos já sabem que precisam tomar cuidado.”

“As ruas estão sempre cheias de gente nos cafés, passeando com o cachorro ou simplesmente explorando a cidade”, conta a argentina Victoria Moxey, que escreve para o guia local Urban Walkabout.

“Sydney é um lugar onde quanto mais você anda pelas ruas, mais você se sente parte da comunidade.

Cingapura
Esta cidade-estado asiática leva a sério a aplicação da lei, o que faz com que ela seja uma das mais seguras do mundo.

A indiana Rinita Vanjre Ravi, cofundadora do guia BonAppetour, de restaurantes em Cingapura, acredita que o policiamento bem remunerado faz uma grande diferença na vida local. “Os policiais daqui estão satisfeitos com seus salários e realmente se concentram no bem-estar da população”, afirma.

Para a empresária, os habitantes de Cingapura são bastante honestos, por causa das rígidas punições a crimes. “Você pode deixar sua bolsa em uma mesa tranquilamente, sabendo que ela vai estar lá quando voltar. Os moradores sabem que existe um alto risco de serem flagrados roubando”, comenta.

Estocolmo, Suécia
A localização no norte da Europa traz algumas vantagens para a vida na capital sueca, como os longos dias de verão. A luz natural da cidade, juntamente com um centro muito bem iluminado durante os meses de inverno, contribuem para uma sensação de segurança nos lugares públicos.

“Tenho dois filhos pequenos e Estocolmo é maravilhosa para crianças”, afirma Kat T., que trocou Londres pela capital sueca e escreve o blog An English Mamma in Stockholm. 

“Os parquinhos ficam longe do trânsito e há muitas áreas verdes bem no centro da cidade.”

As áreas próximas ao mar foram recentemente reformadas e têm atraído amantes de uma vida mais ecologicamente correta.

Com informações da BBC
- See more at: http://www.sonoticiaboa.com.br/noticia.php?i=7033#sthash.737BTRIR.dpuf
http://www.sonoticiaboa.com.br/noticia.php?i=7033

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oferecemos arquivo de textos específicos, de documentos, leis, informativos, notícias, cursos de nossa região (Americana), além de publicarmos entrevistas feitas para sensibilizar e divulgar suas ações eficientes em sua realidade. Também disponibilizamos os textos pesquisados para informar/prevenir sobre crescente qualidade de vida. Buscamos evidenciar assim pessoas que podem ser eficientes, mesmo que diferentes ou com algum tipo de mobilidade reduzida e/ou deficiência, procurando informar cada vez mais todos para incluírem todos.