Um grupo de pesquisadores da Universidade de Jerusalém, em parceria com acadêmicos do Instituto do Cérebro de Natal, criou um dispositivo que pode ajudar o deficiente visual a voltar a "ver" usando a música. O óculos não-invasivo desenvolvido pelos cientistas se chama EyeMusic e cria padrões musicais que ajudam o cego a perceber com mais exatidão o ambiente à sua volta.
O EyeMusic escaneia uma imagem da esquerda para a direita e reinterpreta as cores do objeto em notas graves e agudas, representando os tons com instrumentos musicais diferentes. A cor azul, por exemplo, é sinalizada pelo estompido de um trompete, enquanto a vermelha é caracterizada pelo som dos órgãos usados nas músicas de reggae. Quando mais brilhante é objeto, mais alta é a música.
"Demonstramos que o EyeMusic pode ser usado, depois de pequenos períodos de treinamento, para guiar os movimentos de pessoas cegas", explicam os pesquisadores Shelly Levy-Tzedek e Amir Amedi. Os resultados do estudo foram publicado em uma edição do jornal acadêmico Restorative Neurology and Neuroscience (Neurologia Restaurativa e Neurociência).
Para saber mais, acesse o site oficial da iniciativa.
Fonte: Olhar Digital
|
sábado, 16 de maio de 2015
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Oferecemos arquivo de textos específicos, de documentos, leis, informativos, notícias, cursos de nossa região (Americana), além de publicarmos entrevistas feitas para sensibilizar e divulgar suas ações eficientes em sua realidade. Também disponibilizamos os textos pesquisados para informar/prevenir sobre crescente qualidade de vida. Buscamos evidenciar assim pessoas que podem ser eficientes, mesmo que diferentes ou com algum tipo de mobilidade reduzida e/ou deficiência, procurando informar cada vez mais todos para incluírem todos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário