quarta-feira, 11 de maio de 2016

Somos todos frágeis

Escrito por  Cristiane Pomeranz (*)
Avalie este item
(0 votos)
somos-todos-frageis-fotodestaqueJean-Claude Carrière, em 'Fragilidade', tece pensamentos sobre a existência moderna; faz associações entre sua experiência com a velhice, a religião, as utopias, a ignorância, o saber. Segundo ele, para viver melhor é preciso aceitar a própria vulnerabilidade, pois ao reconhecê-la em nós, nos livramos das máscaras que camuflam nossos rostos e espíritos e que são insuportáveis para os outros. É por meio da percepção de que somos frágeis que nos tornamos aptos para descobrir a verdadeira força que há em nós e valorizar as boas coisas da vida.
Sim! Somos todos frágeis e deveríamos ser criados, desde sempre, cientes desta nossa condição. 
Mas o que se afirma e se aprende é justamente o contrário: A vida é para os fortes e para fazer jus a tal afirmação vestimos máscaras diversas, capazes, todas elas de esconder nossas fraquezas. Desta forma aprendemos a crescer. Adaptamos nossos disfarces à vida que exige força. 
Ao contrário do que supomos, no livro Fragilidade, o dramaturgo e roteirista Jean-Claude Carrière afirma que nossa essência é feita de vidro. Está perpetuamente ameaçada, quebra-se ao menor choque. Como reagir a essa informação assustadora? 
Em um mundo repleto de injustiças e cobranças, nossas preces ficaram sem respostas. A desilusão cresce e transforma-se em amargura. E a angústia em vulnerabilidade. Mas sempre disfarçadas. 
Muito se fala em envelhecimento. Nosso país envelhece sem freios. A fragilidade humana fica sendo característica dos velhos. O mais jovem não a quer para si, afinal, a vida precisa seguir seu rumo num faz de conta insuportável. 
Ao observar um idoso acamado sentimos nele nossa própria fragilidade. Impossível desvirtuar o olhar da debilidade refletida. 
A lágrima que escorre diante da delicadeza da nossa história, nos faz pensar no quanto inventamos a vida e criamos subterfúgios para vivê-la. Mesmo que seja na mentira que elaboramos para aparentar força e coragem. Somos fracos e essa é a verdade por mais que tentamos escondê-la. 
O que fazemos é aparentar certezas e posturas tão grandiosas que chegamos a convencer a nós mesmos daquilo que é inexistente e mesmo assim tão almejado. 
somos-todos-frageis-foto1Se pensarmos na História da Arte, cidades medievais mostravam força e poder através das riquezas de suas catedrais.  
Mais do que um lugar divino, criavam-se verdadeiros espaços sagrados na crença de que era o poder econômico e político que garantia a felicidade de um povo. Era preciso mostrá-lo. 
Riquezas ostentadas enquanto a fragilidade do povo era disfarçada em meio a folhas de ouro e ornamentos preciosos. Tudo era belo o suficiente para encobrir os limites de sua gente. 
Como exemplo podemos citar a Catedral de Chartres, patrimônio mundial da UNESCO, que está localizada a 78 km de Paris. O exemplar gótico mais conservado da França, apesar de seus 800 anos, a igreja é um centro de peregrinação cristã. Em uma de suas capelas fica a relíquia conhecida como Santo Véu, que segundo a crença católica trata-se do véu usado por Maria no momento da anunciação. 
A Idade Média não teve, em nenhum lugar, uma relíquia tão poética quanto esta capaz de proporcionar à cidade inteira a certeza de bênçãos pairadas sobre o povo. 
O Manto de Maria foi doado por Carlos, o Calvo, e teria sido o motivo da construção da catedral. Construção que teve início em 1145 e que depois de 1194 foi reestruturada e reconstruída após um incêndio que teria destruído, entre muitas coisas, o manto de Maria. 
somos-todos-frageis-foto2O povo então se sentiu perdido pela destruição tendo sua maior preciosidade queimada. Com as chamas, a fragilidade de toda uma sociedade foi exposta e escancarada. Curiosamente, como que em um milagre, o manto reaparece e a população que se sentia demolida, ganha novamente a certeza de força e soberania.  
Assim como nas catedrais medievais repletas de tesouros e vitrais preciosos escondemos nossa fragilidade na modernidade de uma vida que encobre tristezas e angústias em frascos de comprimidos. 
Os vitrais azuis da Catedral de Chartres refletem uma luz única que nós, na modernidade, a substituímos por telas de computadores, tablets e celulares. Os vidros da igreja refletem narrativas de histórias fabulosas em vidros coloridos. Histórias que transmitem fé e fortalecem seus visitantes. 
Já na luz dos monitores as fraquezas são camufladas e o homem mostra-se potente, feliz, com caras e bocas. 
Ao envelhecer perdemos a capacidade de fingir e deturpar nossas sensações. Ser frágil passa a ser percebido com uma verdade antes não vista. O Velho é frágil. Mas não porque envelheceu, mas simplesmente porque entendeu a real condição humana. O velho é sábio. Sabedoria adquirida com a vida. 
somos-todos-frageis-fotoEle entende os “mantos” sagrados mostrados pela vida como uma simbologia e não como a verdade absoluta. Questiona-se o sentido da veracidade. 
Como o manto de Nossa Senhora que reaparece sem levantar questionamentos, a fragilidade da velhice - como percepção amadurecida dos velhos e escancarada aos jovens - passa a ser um fato real e comum a todos.  
A Fragilidade é sim algo pertencente à velhice, mas não pertence só aos velhos. 
Se quiser aprender a ser forte, comece entendendo suas fraquezas. 
É na certeza da fragilidade que conseguimos construir nossas próprias catedrais. 
(*) Cristiane Pomeranz é arteterapeuta e mestranda em Gerontologia pela PUC-SP.  Email: crispomeranz@gmail.com
http://www.portaldoenvelhecimento.com/ideias/item/4032-somos-todos-frageis

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oferecemos arquivo de textos específicos, de documentos, leis, informativos, notícias, cursos de nossa região (Americana), além de publicarmos entrevistas feitas para sensibilizar e divulgar suas ações eficientes em sua realidade. Também disponibilizamos os textos pesquisados para informar/prevenir sobre crescente qualidade de vida. Buscamos evidenciar assim pessoas que podem ser eficientes, mesmo que diferentes ou com algum tipo de mobilidade reduzida e/ou deficiência, procurando informar cada vez mais todos para incluírem todos.