domingo, 8 de maio de 2016

A PROFESSORA DISSE -ELA É UM PRESENTE PARA NÓS !

   Sou Rose, mãe de Tamires, de 22 anos. Ouvi estas palavras de sua professora do Senai, turma de pessoas com deficiência.
   Com quarenta dias de vida foram diagnosticadas e operadas duas hérnias em seu intestino. Com um ano enfrentou convulsão. A professora indicou dificuldade de aprendizagem, sua coordenação motora tinha falhas, a avaliação profissional indicou 3 anos de atraso. Com 8 anos teve meningite.
   É importante dizer que 3 anos de atraso para uma criança pode significar muito tempo, e para uma moça de 22 anos nem tanto. Tamires tem dificuldades em cálculos, mas sempre contou com toda a ajuda de sua família, frequentou colaboradora escola particular e recebeu da APAE durante 3 anos fonoaudiologia, assistência psicológica, fisioterapia e psicopedagogia.
   Concluiu o terceiro colegial com 19 anos, trabalhou 6 meses em escritório de empresa, passando a assistente administrativa em outro emprego que durou um ano e meio e aonde encontrou seu atual namorado. Estão juntos há quase dois anos, ele fez faculdade de Ciências Contábeis. A crise atual resultou em sua dispensa. Buscando trabalho em agência de emprego recebeu o convite para frequentar este curso.  Ela gosta muito da atenção que recebem todos alunos, e do empenho em ensinar dos professores.
   É moça tranquila, não se queixa de nada, até me preocupa às vezes a constância de sua boa educação. Rezo para que saiba se defender, se preciso. Usa o computador, acessa o Facebook, dança no grupo de Renovação Carismática que frequentamos.
   Sem ser mãe coruja posso afirmar que é pessoa bonita. Por dentro e por fora. Concordo com a professora.
“Apenas um raio de sol é suficiente para afastar várias sombras. ” – São Francisco de Assis.

Caso real, Elizabeth Fritzsons da Silva, psicóloga, e-mail: bfritzsons@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oferecemos arquivo de textos específicos, de documentos, leis, informativos, notícias, cursos de nossa região (Americana), além de publicarmos entrevistas feitas para sensibilizar e divulgar suas ações eficientes em sua realidade. Também disponibilizamos os textos pesquisados para informar/prevenir sobre crescente qualidade de vida. Buscamos evidenciar assim pessoas que podem ser eficientes, mesmo que diferentes ou com algum tipo de mobilidade reduzida e/ou deficiência, procurando informar cada vez mais todos para incluírem todos.