quarta-feira, 11 de maio de 2016


Cartilhas - Trânsito e Acessibilidade

    Publicado: Quinta, 27 de Novembro de 2014, 11h41 | Última atualização em Terça, 16 de Dezembro de 2014, 11h15
    ANTT
    Cartilha elaborada pela ANTT para orientar a adaptação de terminais e pontos de parada rodoviários e estações ferroviárias ao uso por pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida.
    A Cartilha do Idoso é um instrumento desenvolvido pela ANTT para informar sobre os direitos e deveres dos idosos e por quais canais eles poderão se manifestar para sugerir, criticar ou denunciar alguma irregularidade nas viagens interestaduais e intermunicipais.
    A Cartilha “Passageiro Conheça seus Direitos e Deveres” é um instrumento desenvolvido pela ANTT para informar sobre os direitos e deveres dos passageiros e por quais canais eles poderão se manifestar para sugerir, criticar ou denunciar alguma irregularidade nas viagens interestaduais e intermunicipais.

    Guia criado com o objetivo de esclarecer os efeitos e relação entre o consumo de álcool e direção de veículos automotores, modificado para se adequar à Lei 11.705/2008, que institui novos limites e novas punições para o condutor sob efeito de álcool.

    Vídeos "Beber ou Dirigir"

    O CISA, em conjunto com o Instituto CRIAR, apresenta o vídeo "Beber ou Dirigir". Apresentado pelo ator Lázaro Ramos e pelo presidente executivo do CISA, o vídeo mostra os prejuízos da combinação entre bebidas alcoólicas e direção.


    DENATRAN
    Trabalho comemorativo aos 100 anos de legislação de trânsito no Brasil desenvolvido mediante exame e leitura de todas as resoluções já editadas pelo CONTRAN desde a Resolução 01/1941 até 341, de 25 de fevereiro de 2010.
    Proposta do primeiro volume da série “DENATRAN Responde” que apresenta respostas, fundamentadas na legislação de trânsito, baseadas em perguntas recorrentes feitas por motociclistas.
    Diretrizes destinadas às crianças em fase pré-escolar que, conforme o Artigo 30, da Lei n.9.394/1996, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, com fundamentos, princípios e procedimentos ancorados em princípios educacionais.
    Referências e orientações pedagógicas para a inclusão do trânsito como tema, a oportunidade de desenvolver atividades que tragam à luz a importância da adoção de posturas e de atitudes voltadas ao bem comum, que favoreçam a análise e a reflexão de comportamentos seguros no trânsito.
    Informações básicas para a sinalização de áreas escolares
    Documento técnico que visa a uniformização e padronização da Sinalização Vertical de Regulamentação, configurando-se como ferramenta de trabalho importante para os técnicos que trabalham nos órgãos ou entidades de trânsito em todas as esferas.
    Documento com a finalidade de fornecer aos órgãos e entidades do Sistema Nacional de Trânsito um conjunto de informações técnicas e legais para a análise de impactos na circulação viária devido à implantação de empreendimentos de vulto considerados pólos geradores de tráfego também denominados pólos atrativos de trânsito.
    Pesquisa sobre os acidentes de trânsito nas rodovias brasileiras com informações articuladas e imprescindíveis à tomada de decisões e à formulação de políticas públicas para enfrentar o desafio da redução das mortes, das seqüelas físicas e psicológicas de pessoas, além das perdas materiais decorrentes desses acidentes.


    Portal do Trânsito
    “Manual de Saúde do Motorista Profissional” mostra a preocupação da medicina de tráfego para aqueles que direta ou indiretamente estão envolvidos com o transporte.
    Focaliza a questão da violência na relação do motorista com o carro e o seu comportamento no trânsito em função de cada tipo de personalidade.
    Estudos, pesquisas e dados oficiais sobre o comportamento do motorista, a tragédia que é o álcool no trânsito, o indicativo dos principais motivos de angústia do motorista e a naturalidade com que as autoridades do país encaram semelhante cenário de caos e destruição diária no trânsito das cidades.
    Legislação que trata das infrações de trânsito, bem como a respectiva lavratura do auto de infração e os respectivos procedimentos a serem adotados pelo agente fiscalizador com vistas à legalidade do ato administrativo a ser praticado. São orientações para elaboração de recursos de infração em todas as esferas administrativas e para aqueles que queiram saber mais sobre a aplicação do CTB.
    O livro explica os vários medos relacionados ao ato de dirigir.
    http://www.transportes.gov.br/acervo/biblioteca/2-uncategorised/2835-cartilhas-transito-e-acessibilidade.html

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Oferecemos arquivo de textos específicos, de documentos, leis, informativos, notícias, cursos de nossa região (Americana), além de publicarmos entrevistas feitas para sensibilizar e divulgar suas ações eficientes em sua realidade. Também disponibilizamos os textos pesquisados para informar/prevenir sobre crescente qualidade de vida. Buscamos evidenciar assim pessoas que podem ser eficientes, mesmo que diferentes ou com algum tipo de mobilidade reduzida e/ou deficiência, procurando informar cada vez mais todos para incluírem todos.