DESAFIOS DIÁRIOS
Sou Regina, pedagoga e
interlocutora de Libras, na rede Estadual. Atendo deficientes auditivos, muitos
usam sinais que a própria família organizou para se comunicarem, não falam a língua
materna (Libras) e nem português. Informamos os familiares da necessidade do
ensino de Libras a todos os envolvidos, e depois do ensino da língua portuguesa
para o aluno, canal de comunicação com a sociedade. Uso recursos de dois pós graduações em
Libras, três anos de curso específico para atender deficientes auditivos e
vários cursos livres afins, procurando equilibrar a defasagem destes alunos,
que acumulam anos sem informação e contato social completo.
Trabalho CEEJA/ Educação de Jovens e Adultos/Ensino Fundamental e Médio, em
banco de dúvidas diariamente disponível (das 8h às 20h), hoje com cerca de
3.000 alunos inscritos, dando plantão de explicações/ provas, para todos que
não puderam freqüentar o ensino regular, dando acessibilidade plena para alunos
idosos e/ou pessoas com diferentes deficiências.
Gostei muito de ser responsável
pelo curso de Assistente Administrativo, do governo estadual (Via Rápida), no
Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT). Eram vinte alunos contemplando
diferentes deficiências – física, intelectual, auditiva. Atualizamos noções de
Geografia, História, Matemática, Ciências, Meio Ambiente e Efeitos da
Globalização (130 horas), e depois Tecnologia, Computação (Word, Windows), ISSO
9014, 5 “S”, Divulgação do Currículo e Postura Corporativa (100 horas). É
com alegria que percebo que sempre ficam amigos entre si, e meus amigos para
sempre.
“Por vezes sentimos
que aquilo que fazemos não é senão uma gota de água no mar. Mas o mar seria
menor se lhe faltasse uma gota.”
Madre Teresa de Calcuta Caso real,
Elizabeth Fritzsons da Silva, psicóloga, e-mail: bfritzsons@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário