quarta-feira, 21 de maio de 2014

A pessoa acima da deficiência

 Humorista com paralisia cerebral quebra paradigmas nos EUA

Terra
19/05/2014

Confira as vitórias da inspiradora comediante Maysoon Zayid.

da Redação
"Eu tenho 99 problemas e a minha paralisia cerebral é apenas um deles.” A comediante americana de origem palestina Maysoon Zayid pode ainda não ser conhecida no Brasil, mas nos Estados Unidos, onde vive, vem arrebatando plateias com tiradas como essa. Muçulmana, 33 anos, Maysoon, como ela adianta, possui “um quê” que a difere de todos os colegas de palco: paralisia cerebral.
“Tremo o tempo todo, um pouco como a Shakira, um pouco como o (líder palestino) Yasser Arafat”, costuma brincar, em seu shows. Maysoon aprendeu a conviver com as limitações impostas por sua condição e as utiliza para desmistificar pré-conceitos e combater preconceitos.
Os alvos das piadas acabam sendo invariavelmente a condição dos árabes nos Estados Unidos, as guerras no Oriente e na África, as leis do Islã e até a delicada questão entre Palestina e Israel. Sobra espaço, ainda, para criticar o machismo de Hollywood.
Maysoon teve paralisia cerebral após ficar três minutos sem oxigênio no parto. Seu controle motor não é desenvolvido, por isso treme bastante – uma condição que influencia todos os aspectos de sua vida. Mesmo assim, a doença não a impediu de estudar em escolas “comuns”, cursar Direito na faculdade, fazer teatro, sapateado e tornar-se a primeira comediante profissional de sucesso de origem palestina nos Estados Unidos.
Sapateado como fisioterapia
Filha mais jovem de quatro meninas, Maysoon se destacava desde menina no bairro palestino de Cliffside Park, em Nova Jersey. Os pais da humorista, de origem humilde – ela técnica em enfermagem e ele funcionário de um parque de diversões –, não tinham dinheiro suficiente para enviá-la à fisioterapia. Quando Maysoon completou cinco anos, foi matriculada em aulas de sapateado. A dança não só a ajudou na coordenação motora, como a transformou em uma dançarina apaixonada.
“Naquela época, não me ocorreu que eu era diferente de todos os outros”, diz a comediante. “Então me dedicava de corpo e alma.”
O stand-up comedy veio muito tempo depois, em 1999, e foi paixão à primeira piada. Na época, Maysoon também conheceu o comediante palestino-siciliano Dean Obeidallah. Frustrados com a falta de papéis de qualidade para os árabes no cinema e teatro americanos, eles fundaram o Festival de Comédia Árabe-Americano de Nova York – hoje um dos eventos mais concorridos da comunidade.
A comediante criou ainda a ONG Crianças de Maysoon, instituição de caridade para deficientes físicos, cegos, surdos e crianças órfãs moradoras dos campos de refugiados palestinos da Cisjordânia. Ela viaja pessoalmente para ensinar as crianças a usar o humor para lidar com o trauma e ainda promove a inclusão de crianças com deficiência. Neste ano, Maysoon planeja adotar uma criança, já que, por conta de sua condição, não pode ter filhos.
FONTE: http://saci.org.br/index.php?modulo=akemi&parametro=40916

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oferecemos arquivo de textos específicos, de documentos, leis, informativos, notícias, cursos de nossa região (Americana), além de publicarmos entrevistas feitas para sensibilizar e divulgar suas ações eficientes em sua realidade. Também disponibilizamos os textos pesquisados para informar/prevenir sobre crescente qualidade de vida. Buscamos evidenciar assim pessoas que podem ser eficientes, mesmo que diferentes ou com algum tipo de mobilidade reduzida e/ou deficiência, procurando informar cada vez mais todos para incluírem todos.