Anvisa libera remédio natural contra artrite, artrose e dor nas costas
358 10 6 377
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), aprovou este mês o Arpynflan, um medicamento fitoterápico produzido pela indústria baiana Natulab.
O Arpynflan, é um anti-inflamatório natural produzido a partir do extrato da raiz de Harpagophytum procumbens (popularmente conhecida como Garra-do-diabo).
Ele é recomendado para o tratamento de quadros reumáticos, acompanhados de dor, como artrite, artrose e lombalgia (dor na região lombar da coluna) e já é disponibilizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Além de considerar a liberação de medicamentos fitoterápicos pela Anvisa uma evolução do mercado, o farmacêutico Olavo Souza Rodrigues, Gerente de Pesquisa e Desenvolvimento da Natulab, acredita que fornecer esses medicamentos pelo SUS aumenta ainda mais o número de usuários de fitoterápicos.
"A farmácia básica do SUS ter medicamentos fitoterápicos é uma grande conquista. Desta forma, mais pessoas irão conhecer os produtos e perceber que, em alguns casos, podem fazer um tratamento alternativo com eficácia e segurança", diz.
Uma medicação fitoterápica tem como base plantas medicinais, mas está longe de ser semelhante ao uso das plantas de forma caseira.
Os fitoterápicos são medicamentos industrializados, regulamentados da mesma forma que os medicamentos convencionais (os alopáticos), porém com legislação específica.
De acordo com a legislação sanitária brasileira, fitoterápico é o "medicamento obtido com emprego exclusivo de matérias-primas ativas vegetais".
Mas apesar dos benefícios, Rodrigues faz um alerta: "como qualquer medicamento, o mau uso deles pode ocasionar problemas à saúde", diz.
Fitoterápicos no SUS
Desde 2007, o SUS fornece medicamentos fitoterápicos. Inicialmente, apenas dois produtos constavam na lista.
Eles eram feitos à base de espinheira santa - para gastrites e úlceras - e guaco - para tosses e gripes - , em diversas apresentações.
Atualmente, são 11 medicamentos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário