quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

A questão não é grana, é atitude - saúde social contagiosa

Fonte:http://www.sonoticiaboa.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=4393:shopping-popular

Shopping popular emprega pessoas carentes e cria empresários

  • PDF
 
uai_shopping_fachada
Por Rinaldo de Oliveira
Ouvi uma entrevista na rádio CBN, feita pelo jornalista Carlos Alberto Sardemberg, que me emocionou enquanto dirigia.
Logo pensei: essa história é a cara do SóNotíciaBoa.
E fiz uma pesquisa para saber, e contar aqui, quem é Elias Tergilene, um brasileiro que nasceu pobre, ficou rico, criou uma rede de shoppings populares e hoje dá emprego para pessoas carentes e transforma pequenos comerciantes em empresários de verdade, formais.
Elias (foto abaixo)  é mineiro, tem 41 anos, nasceu em Carlos Chagas, no carente Vale do Jequitinhonha -  Minas Gerais - e prometeu a si mesmo que escaparia da pobreza.
Na infância e adolescência foi criador de porcos, camelô e vendeu esterco nas ruas...
Hoje é um dos donos de um império de shoppings populares, da rede Uai, que faturou 24 milhões de reais no ano passado, o dobro de 2012.
Elias_Tergilene_shopping_uai
Foto: Elias Tergilene - VejaBH
Oportunidade aos pobres
São shoppings para a classe “G”, de gente, como ele gosta de dizer.
Mas o grande diferencial é a oportunidade que esses shoppings dão para as comunidades pobres.
Eles são abertos em regiões carentes e aproveitam 100 por cento da mão de obra do local para serviços de segurança, limpeza e escritório.
E abrem espaço para pessoas que trabalham em casa terem o próprio negócio legalizado.
São pequenos empreendedores como mulheres que costuram pra fora, que fazem doces, salgados, ou vendem roupas informalmente, homens que consertam máquinas e objetos para a comunidade...
Todos têm a possibilidade de abrir uma pequena loja no shopping popular – ao lado de gigantes como Lojas Americanas e Habbib’s - para começar uma vida nova e ganhar dinheiro honestamente.
"Quero ajudar as pessoas a fugir da falta de dinheiro, que é a pior coisa do mundo", diz Elias Tergilene repetindo a frase que ouviu durante toda a sua infância, uma espécie de mantra do avô paterno, o libanês Nassif.
Elias acredita que dando trabalho a uma pessoa, haverá um bandido a menos nas ruas e nas cadeias.
shopping_uai
A rede
A rede Uai está em Belo Horizonte, Manaus e São Paulo.
O próximo shopping popular será no Morro do Alemão, Favela pacificada do Rio de Janeiro, um investimento de 20 milhões de reais com previsão de inauguração até o fim do ano.
História
Aos 18 anos Elias abriu o primeiro empreendimento com endereço fixo, a Serralheria Augusta, que transformou em uma requisitada marcenaria, e 10 anos depois chamou a atenção do grupo italiano Doimo, especializado em móveis de luxo.
"Os estrangeiros compraram 51% das ações. Foi quando senti, finalmente, que estava bem de vida", lembra ele.
Em 2008 Elias começou a investir no mercado popular e comprou um prédio em frente à rodoviária de Belo Horizonte. Seria o primeiro shopping popular da rede Uai.
Mais tarde o mesmo grupo italiano entrou na sociedade, uma rede de capital misto.
Com informações da VejaBH e MaisBH.
Que venham muitos shoppings populares por aí, Elias, para dar oportunidades, elevar o nível socioeconômico, a autoestima das pessoas carentes, a dignidade do homem, movimentar a economia e diminuir a desigualdade social do nosso Brasil.
Parabéns pela história, pelas apostas e pelas vitórias.
- See more at: http://www.sonoticiaboa.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=4393:shopping-popular-emprega-pessoas-carentes-e-cria-empresarios&catid=49:rinaldo-de-oliveira&Itemid=123#sthash.cz7ygOoG.dpuf

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oferecemos arquivo de textos específicos, de documentos, leis, informativos, notícias, cursos de nossa região (Americana), além de publicarmos entrevistas feitas para sensibilizar e divulgar suas ações eficientes em sua realidade. Também disponibilizamos os textos pesquisados para informar/prevenir sobre crescente qualidade de vida. Buscamos evidenciar assim pessoas que podem ser eficientes, mesmo que diferentes ou com algum tipo de mobilidade reduzida e/ou deficiência, procurando informar cada vez mais todos para incluírem todos.