quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Serviço Telefônico/24h/3 dígitos/ Pessoas idosas e com deficiência

Fonte:http://www2.camara.leg.br/camaranoticias/noticias/ASSISTENCIA-SOCIAL/456161-COMISSAO-APROVA-SERV

01/11/2013 - 16h20

Comissão aprova serviço telefônico para idosos e pessoas com deficiência

Projeto aprovada nesta semana cria um número de telefone exclusivo para atender esse público, que irá funcionar 24 horas por dia.
TV CÂMARA
Dep. Onofre Santo Agostini (PSD-SC)
O relator, deputado Santo Agostini: projeto fortalece direitos.
A Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática aprovou na quarta-feira (30) proposta (PL 5987/13) que institui serviços telefônicos gratuitos de emergência para atendimento a idosos e a pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida. Pelo texto, do deputado Major Fábio (Pros-PB), os números de atendimento deverão ser de três dígitos e o serviço terá de funcionar 24 horas por dia.
Para o relator, deputado Onofre Santo Agostini (PSD-SC), a inciativa é válida “para fortalecer a política de defesa dos direitos tanto dos idosos quanto de pessoas com deficiência”.
Regras
No caso dos idosos, o texto determina que o atendimento deverá incluir informações relativas às medidas de proteção previstas no Capítulo II do Estatuto do Idoso (Lei10.741/03). Essa parte da lei prevê medidas para assegurar o direito das pessoas acima de 60 anos à liberdade, ao respeito e à dignidade.
Já o serviço voltado a pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida deverá informar os usuários sobre seus direitos previstos na Lei da Acessibilidade (10.098/00). O atendimento telefônico deverá também ser adaptado para a utilização por pessoas com deficiência auditiva.
Tramitação
A proposta segue agora para análise conclusiva das comissões de Seguridade Social e Família; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Íntegra da proposta:

Reportagem - Maria Neves
Edição - Janary Júnior

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