“Escola é para colocar aluno para
dentro”
Marta Gil (*)
Essa afirmaçãoé do
Prof. Raimundo Flor Monteiro, do SENAI Maranhão. Menino negro, pobre, morador
de Bacabal, no interior maranhense, era pescador – e dos bons, ele garante. Até
que um dia conheceu a Escola SENAI e se encantou com as máquinas. Matriculou-se
e foi bom aluno. Ouviu a mãe, analfabeta e observadora, que o instigou: “Tem gente que lê livro e tem gente que é
carregador de livro – o que você vai ser?”
Ele leu livros; foi
mais longe ainda: tornou-se professor e obteve o título de Mestre em Pedagogia.
Viveu a inclusão,
no começo sem nem saber o nome daquilo
que fazia, seguindo sua mente e seu coração: observava o aluno, querendo
conhecer suas condições de vida, entender seu comportamento, conquistar sua
confiança para depois transmitir conhecimentos e valores, respeitando seu modo
de ser e de aprender. “O professor reaprende com cada aluno”, afirma.
A vivência do Prof.
Raimundo Flor, condensada nesta frase, soa ainda mais significativa no cenário
atual, marcado pela discussão sobre a Meta 4 do Plano Nacional de Educação -
PNE, objeto de contestação por um grupo de deputados e senadores.
Ao assim fazer,
eles desrespeitam e atropelam o Projeto do PNE, aprovado na Conferência
Nacional de Educação – CONAE, que foi construído com intensa participação
deinstâncias locais, estaduais até chegar à esfera nacional. Eles propõem o
acréscimo de uma palavra – “preferencialmente” – aparentemente um detalhe, mas
que na verdade muda totalmente o conteúdo da referida Meta.
Eles desrespeitam e
desvirtuam também o artigo 24 da Convenção sobre os Direitos das Pessoas com
Deficiência, que trata do direito à Educação Inclusiva. A Convenção foi
ratificada em 2008 com equivalência de emenda constitucional e está em vigor;
ou seja, deve ser cumprida.
O desrespeito vai
além e atinge parte significativa de famílias com filhos com deficiência e que
optaram pela escola regular.O Censo Escolar do Ministério da Educação – MEC
mostra que entre 1998 e 2010 aumentou de 13% para 69% o percentual de alunos
comdeficiência matriculados na rede de ensino regular- ou seja, uma decisão
explícita e consistente a favor da Educação Inclusiva.
3 de Dezembro
é o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência. Que cada um de nós,
individualmente e através de entidades, associações, conselhos faça ouvir sua
voz, alto e bom som, a favor da Inclusão!
Saiba mais:
Sobre a Meta 4 do Plano Nacional de Educação e um
histórico da inclusão http://www.inclusive.org.br/?p=25438
Denúncia sobre uso de recursos pela Federação das
APAEs - Luiz Nassif
Como a educação inclusiva enfrentou o preconceito e
as Apaes
No Paraná, recursos da Apae bancam clubes sociais
privados
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