Publicado em segunda-feira, 18 de novembro de 2013 às 07:00
S.Caetano terá Guardiões da 3ª Idade
“Só de andar pelas ruas vemos que eles (GCMs) são um ponto de apoio. Os idosos se orientam por eles, conversam com eles, os buscam-nos sempre que precisam de algo”, completou.
Os números mostram que 16,1% dos idosos que moram nas sete cidades da região estão em São Caetano.
Apesar de os índices das delegacias especializadas na questão do idoso apresentarem, até o momento, aumento no número de ocorrências, principalmente no referente às agressões ou maus- tratos, Áurea alerta que o principal problema são-caetanense na área é mesmo o isolamento social, já que filhos e netos casam e costumam se afastar da vida cotidiana dos idosos.
Por isso, a ação com os guardas visa aumentar a rede de serviços oferecidos pelos municípios a esse tipo de público. “O idoso aqui tem uma agenda, não fica o dia todo dentro de casa vendo televisão”, explicou a coordenadora.
Por enquanto, 110 guardas já fizeram o curso. A ideia do secretário municipal de Segurança Urbana, José Quesada, é que todo o efetivo da cidade, de aproximadamente 440 homens, sejam diplomados guardiões da terceira idade até o fim de janeiro.
Comandante da GCM local, Carlos Augusto Almeida, reforça o positivismo da ideia e antecipa que há planos para a criação de força especial específica para lidar com idosos dentro do município.
“Estamos trabalhando nessa questão, vendo as possibilidades de se ter equipe específica para esse tema”, destacou.
Almeida vê o curso como positivo pelo caráter humanitário que é desenvolvido nos guardas. “Queremos que eles sejam cidadãos exemplares. O GCM vai passar a ter visão diferente e melhor do trato com os idosos.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário