segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Permisão para habilitação de pessoas com deficiência em categorias profissionais

Resolução do Contran impedia condutores de veículos adaptados de exercer atividade remunerada

A Justiça Federal de São Paulo determinou que o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) permita a habilitação de pessoas com deficiência para as categorias profissionais ("C", "D" e "E"). Em novembro de 2007, a Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão moveu ação civil pública contra o Contran, devido à inconstitucionalidade da Resolução nº51/98. Em um dos itens da resolução, constava que "ao condutor de veículos adaptados será vedada a atividade remunerada", o que, para o MPF, violava os direitos das pessoas com deficiência, especialmente o direito ao trabalho.

A decisão da Justiça confirma a liminar obtida em dezembro de 2007, que ordenou que o Contran publicasse uma nova resolução para possibilitar o exercício da profissão de motorista por pessoas com deficiência que necessitassem de veículos adaptados.

Após a concessão da liminar, em 2008 o Contran editou a Resolução nº 267, passando a regulamentar o exame de aptidão física e mental e a avaliação psicológica também às pessoas com deficiência.

Fonte: Aguinaldo Dátola - Presidente do COMDEF-TAUBATÉ Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Taubaté

Visite o blog dos Conselhos Municipais:
www.cmpcdbrasil.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oferecemos arquivo de textos específicos, de documentos, leis, informativos, notícias, cursos de nossa região (Americana), além de publicarmos entrevistas feitas para sensibilizar e divulgar suas ações eficientes em sua realidade. Também disponibilizamos os textos pesquisados para informar/prevenir sobre crescente qualidade de vida. Buscamos evidenciar assim pessoas que podem ser eficientes, mesmo que diferentes ou com algum tipo de mobilidade reduzida e/ou deficiência, procurando informar cada vez mais todos para incluírem todos.