Não uma rua, mas um bairro inteiro.
Para viver a cidade a partir de uma perspectiva diferente – e, essencialmente, sem a velocidade e os ricos impostos pelos carros – Unaizah, na Arábia Saudita, pretende implantar um bairro exclusivo para pedestres. Uma área de 58 hectares no centro da cidade, circundada por um anel viário, será redesenhada e passará a contar com prédios de escritórios, comerciais e residenciais, além de praças, alamedas, vegetação e mobiliário urbano pensados para as pessoas.
O projeto, de autoria do arquiteto holandês Erick van Egeraat, traz soluções para uma série de problemas que a área central da cidade enfrenta atualmente, como as enormes áreas utilizadas apenas como estacionamento. O plano desenvolvido por Egeraat prevê uma garagem subterrânea, com diversos acessos pelo anel viário, possibilitando que a área acima seja reaproveitada para a criação de novos espaços públicos.
Vegetação nativa e mobiliário urbano apropriados foram incorporados ao projeto para projetar sombra e ajudar a aliviar o calor de clima desértico da cidade. Para manter a identidade de Unaizah, o plano mantém os edifícios já existentes e cria, para os novos preditos, fachadas inspiradas na arquitetura local.
A ideia, nas palavras do próprio Egeraat, é pensar a área urbana em uma escala mais humana, criando um ambiente para ser usado por pessoas e não por carros. O anel viário que contorna o bairro já está em construção, e espera-se que o projeto seja totalmente implementado no decorrer dos próximos dez anos.
Fonte: ArchDaily Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário